terça-feira, 23 de março de 2010

Empresários têm a melhor expectativa de Páscoa em 4 anos

Os empresários parecem estar bem mais otimistas em relação aos negócios que serão fechados na Páscoa deste ano. Pesquisa da Serasa Experian aponta a que 58% esperam aumento do faturamento na data comemorativa em comparação com a Páscoa de 2009, "período mais crítico da crise no Brasil", diz o levantamento. Trata-se do melhor resultado desde 2006, quando a análise teve início.

O estudo, divulgado nesta segunda-feira (22), mostra ainda que 32% dos empresários entrevistados acreditam que o desempenho durante a data será igual, e 10% apostam que cairá. "A expectativa empresarial sobre a Páscoa de 2010 mostrou confiança no ambiente econômico e na resposta do consumidor às promoções do varejo", afirma a entidade, em nota.

As mais otimistas são as grandes empresas do varejo: 88% delas esperam a alta. Entre as médias e pequenas empresas o percentual cai para 68% e 55%, respectivamente.

Na média, os empresários como um todo - desde os que esperam o aumento até os que aguardam a queda - apontam um crescimento de 4,5% no faturamento da Páscoa deste ano na comparação com a de 2009.

Por região, os empresários da Região Sul são os mais otimistas: 63% deles acreditam no aumento do faturamento. Na sequência aparecem as Regiões Norte e Nordeste, com 61%, e a Centro-Oeste e Sudeste, onde 55% apostam em alta.

Pagamento

Quanto à forma de pagamento, 50% dos entrevistados acreditam que os pagamentos serão feitos à vista, e 50%, a prazo. Na opinião dos executivos, o meio de pagamento mais utilizado deverá ser dinheiro (40%), seguido por cartão de crédito (23%), cheque (18%), cartão de débito (17%), cartão de loja (2%) e outros (1%).

No tocante a vendas parceladas, as opiniões ficaram entre cartão de crédito (40%), cheque pré-datado (33%), financiamento ou crediário (18%), cartão de débito parcelado (3%), cartão da própria loja parcelado (3%) e outros (3%).

O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 26 de fevereiro deste ano, com 1.010 executivos que trabalham no setor do comércio.

Pesquisa da Serasa Experian aponta a que 58% dos empresários no País esperam aumento do faturamento nessa data comemorativa em comparação com a Páscoa de 2009.

Fonte: DCI