segunda-feira, 26 de abril de 2010

Dúvida de leitores: Cores e iluminação em loja de bijouterias

Pergunta enviada por Cairon Oliveira, da Bélgica

Olá Caio Camargo


Meu nome é Cairon.
Vou montar uma loja de bijouterias em Uberlândia (MG).
Gostei de um modelo que vi em seu blog.
Sou novo nesse ramo, mas tenho uma pessoa que vai me ajudar a tocar o negócio, pois está nesse ramo já há quatro anos.
Gostaria de saber quais cores devo usar em uma loja de bijouterias. Minha logomarca provavelmente será marrom com rosa e verde, mas gostaria de nada muito destacado, tipo, paredes brancas com pequenos detalhes nessas cores. Busco um público-alvo mais refinado, por isso a loja deve ser bem iluminada, você não acha ?


Se tiver alguma idéia ou modelo de loja que possa me ajudar ficaria muito grato. Se tivesse uma idéia de valores para montagem de uma loja como essa também por favor me fale.


Moro em Bruxelas, na Bélgica e estou voltando pois aqui não é fácil. Se tiver qualquer idéia nesse assunto, agradeço, pois toda ajuda será bemvinda.


Obrigado,
Cairon Oliveira.


Olá Cairon.

Que barato receber o primeiro e-mail vindo de tão longe !
Cairon, pelo que analisei em suas palavras, você já tem decisões muito bem delineadas em seu próximo projeto de vida.
Já decidiu até mesmo por cores de logotipo e dentro da loja.

Fiquei curioso para saber como as três cores se ornamentam e se complementam no logotipo, mas o rosa e o verde criam uma combinação muito interessante. Eu talvez arriscaria uma fonte na cor branca, com fundo em preto, utilizando como detalhe essas duas outras cores.

Fique tranqüilo. Aposte no branco, utilizando nos detalhes de mobiliário as outras cores que estão em seu logotipo. Quanto à iluminação, eu acredito que este seja um dos componentes mais importantes da loja, capaz até mesmo de salvar ou matar um projeto todo. Bem iluminar, não significa dispor de muita iluminação. Busque uma iluminação mais amena, que procure focar produtos e peças que possam estar em destaque, tente trabalhar com nichos de exposição. Se a loja não for de rua, uma iluminação que beira uma sala de estar mais aconchegante pode ser um bom começo. Se a loja for de rua, ilumine a loja por igual com lâmpadas incandescentes, ou dicróicas, de cor levemente amarelada e complemente com uma iluminação direcionada. A única questão importante: não utilize lâmpadas tubulares, do tipo HO, ou que criem um aspecto muito frio à loja, ok?

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
www.falandodevarejo.com.br