segunda-feira, 31 de maio de 2010

Caxias Shopping promove evento que vai debater questões do meio ambiente

Que mundo você gostaria de deixar para seus filhos? É com essa pergunta que o Caxias Shopping promove, de 7 a 20 de junho, o " Caxias Mais Verde, um grande evento em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é lançar uma luz sobre aspectos como o destino do lixo, a utilização dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade. “Queremos discutir o meio ambiente com adultos e crianças, indústrias e entidades de preservação, empresas e escolas, enfim, com toda a sociedade. Afinal, todos nós somos responsáveis pelo nosso planeta de hoje e pelo que vamos deixar para as futuras gerações”, avalia Marcelo Arruda, Superintendente do Caxias Shopping.

O evento começa no dia 7 de junho com uma sessão fechada do documentário vencedor do Oscar 2007, “Uma Verdade Inconveniente”, do diretor Davis Guggenheim. O filme mostra imagens de palestras de Al Gore sobre a questão do meio ambiente, além de vídeos e depoimentos do dia-a-dia do ex-vice-presidente dos Estados Unidos. Após o filme, será realiza uma mesa de debates com representantes de indústrias, da sociedade civil e de entidades ligadas ao meio ambiente.

Ainda durante esse primeiro debate, o Caxias Shopping irá apresentar seu projeto de reciclagem, que busca o reaproveitamento de 100% do lixo produzido pelo empreendimento. Hoje, o Caxias Shopping já recicla água, lixo seco e até o lixo orgânico, que é transformado em adubo. “Todos os resíduos que produzimos são reciclados. Estamos chegando ao patamar de “lixo zero”, comemora Arruda.

Em seguida, será inaugurada a exposição “Caxias Mais Verde”. A mostra contará com fotos e mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, como Ipê Amarelo, Pau Brasil, Ipê Rosa, Castanheira do Maranhão, Sibipiruna e Pau Formiga, entre outras. A exposição fica em cartaz de 7 a 20 de junho.

Nos dias 8, 9 e 10 de junho, o Shopping exibirá o filme “Avatar” para cerca de mil alunos da rede municipal de Duque de Caxias. Após cada sessão, as crianças participarão de debates. As escolas serão selecionadas pela Secretaria de Educação e Meio Ambiente de Duque de Caxias.

Durante todo o evento, serão distribuídas mudas de plantas e saquinhos de adubo produzidos pela empresa Ambiental Lixo Zero com a reciclagem do lixo orgânico do Caxias Shopping, recolhido pela empresa Atual, de Duque de Caxias.

O evento é uma parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Abastecimento de Duque de Caxias. Vale conferir. O Evento do Meio Ambiente “Caxias mais Verde” é gratuito e acontece de 7 a 20 de junho no Caxias Shopping - Rodovia Washington Luiz, 2895 - Duque de Caxias – RJ - Telefone: 2784-2000.