sexta-feira, 14 de maio de 2010

Celulares de São Paulo poderão ter dez dígitos

Intenção visa ampliar o número de combinações possíveis de celulares na região, que atingirá o limite até o final deste ano

No ano que vem, os celulares da região metropolitana de São Paulo poderão ganhar mais dois dígitos. O motivo está na quantidade crescente de usuários de celulares, que até 2009 estava na casa de 25,47 milhões, número bem próximo do limite de combinações possíveis de oito dígitos, que é de 37 milhões. Com o novo código de área, essa capacidade subirá para 74 milhões.

O parecer do assunto é de Emília Ribeiro, conselheira da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e foi aprovado ontem (13/05). Agora, a proposta ficará em consulta pública, por 45 dias. A sugestão da agência é de se criar um novo código de área para a Grande São Paulo para os celulares que entrarem depois da implantação da medida.

Os futuros números seriam precedidos pelo código 10 e os atuais telefones manteriam o código 11, que já faz parte do número, mas não é usado atualmente nas ligações locais. Mesmo com a mudança, as chamadas feitas dentro desta área seriam, ainda de acordo com a proposta, tarifadas como locais.

Fonte: Exame