quinta-feira, 6 de maio de 2010

Dúvidas de leitores: Inicio de loja virtual de bijuterias

Pergunta enviada por Valéria Loch

Olá Caio


Ultimamente tenho pensando muito em montar algo. Na verdade, algo para me ocupar, uma vez que tenho três filhos pequenos e não pretendo voltar a trabalhar fora por causa deles.


Pensei em montar uma lojinha virtual. Gosto muito de bijuterias, sei fazê-las e tenho bons contatos com lojas de bolsas, cintos, sapatos, etc. Pensei em aproveitar e vender esses produtos, atingido não somente o público feminino, mas também o masculino, com a intenção de cativá-los na hora de presentear. Qual nome você sugeriria ?


Penso na loja virtual utilizando apenas o Orkut. Não pretendo montar um site, quem sabe mais para frente, conforme a demanda.


Desde já agradeço,
Valéria Loch


Olá Valéria,

Primeiramente, gostaria de deixar claro que a decisão de um nome deve envolver diversos aspectos, principalmente relativos ao produto ou posicionamento do mesmo. Quanto mais “linkado” o significado com seu posicionamento, mais forte é o nome, e portanto a marca.

Entretanto, a decisão final sobre o mesmo deve ser extremamente pessoal. Acredito que você deve relevar os valores (valia e não valor) de seu produto, para quem você deseja vender e até os canais que você vai utilizar para venda. Busque palavras que possam se associar ou até mesmo guiar você na busca do nome ideal. Apenas como exemplo, as palavras brilho, magia, luxo, beleza, mulher, linda, entre outras podem servir como um bom start.

Sobre o início de seu negócio, conheço muitos negócios que prosperaram significativamente a partir de ferramentas virtuais como os blogs, ou as redes sociais (como o Orkut).

Esse pode ser um caminho, principalmente o do blog. Entretanto, acredito que você deve buscar uma linguagem única e diferenciada para o que você vende desde o início. Invista pelo menos um pouco nesse inicio, procurando um profissional que possa lhe orientar a criar um blog agradável e de fácil leitura, para que você publique suas peças e as ofereça a seus consumidores. Inclusive, é possível até mesmo ter um domínio próprio (endereço “.com.br”) para o blog, mesmo que ele ainda não seja seu site mesmo.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
www.falandodevarejo.com.br