quinta-feira, 13 de maio de 2010

Review: Gênios do Varejo – Inovação 2010

Na semana passada, foi realizado a quarta edição do Inspiração, neste ano com o tema “Gênios do Varejo”.

O evento idealizado pela F.A.L (Falzoni Alves & Lima), que abriu o evento com o tema “Diario de bordo do visual merchandising” e pela J2B Marketing , o evento reuniu cerca de 350 convidados.

Marimoon, apresentadora da MTV, coordenou um brilhante debate com o Paulo Antonio Pedó Filho, da Melissa e Caito Maia, da Chilli Beans sobre o consumidor Y. Durante o debate, pode-se perceber algumas características interessantes sobre esse tipo de consumidor. Para Caito, todos os conceitos de uma marca devem ser baseados em verdades. A geração Y, quando não percebe verdade no que está sendo prometido, não compra. Também segundo ele “a linguagem do design ainda é um poderoso driver de consumo. As pessoas querem e buscam muito mais do que função, e o design pode ser um grande diferencial”

Oscar Peña diretor sênior global de criação e de lightning design da Philips ilustrou sua palestra co m tendências e inovações, além de criativas idéias para pontos-de-venda. A apresentação reforçou a utilização da iluminação como um componente de identidade e caracterização da marca. Segundo Peña, “simplicidade é criar valor através da iluminação”.

Proporcionando em minha opinião a melhor apresentação de todo o evento, Lincoln Seragini, da Seragini Farné Guardado, mostrou uma verdadeira prova de amor na criação de marcas. Atraves de uma bem humorada palestra, Seragini frisou que “marcas não apenas logotipos e sim pessoas, e que para se destacar num mundo de abundância de opções e marcas, é preciso trabalhar a experiência em primeiro lugar”. Ainda segundo ele, “a moda passa, as marcas ficam”.

Fechando o evento, Philip Rosenzweig, vice-presidente responsável pelo desenvolvimento do varejo e projetos dos showrooms e também de todos os licenciamentos da Giorgio Armani, apresentou a palestra “Excelência: O negócio do luxo”. Segundo ele, inovação é o senso de excelência da Giorgio Armani e as marcas podem sim serem recompensadas por sua excelência. Para ele, “luxo é quando você não consegue relacionar o valor com o produto”.

Segundo Rosenzweig, o varejo deve trabalhar como um grande teatro. Quando bem trabalhado, você se sente dentro da peça. Para o varejo, o consumidor deve se relacionar com a marca no ambiente de venda. O visual merchandising atua como cenário e o produto como a peça em si.

Além das apresentações, o público pode conferir uma série de lançamentos de empresas parcerias do evento, como a própria Philips, a Expor Manequins e a Tryoop!, a primeira empresa de tryvertising virtual do país, uma onda que vem dando certo e crescendo pelo mundo.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
www.falandodevarejo.com.br