sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) antecipou tendência da economia para o 2º trimestre

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas), sondagem realizada mensalmente pelo IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) confirmou a tendência de desaceleração da economia no segundo trimestre de 2010.

A divulgação do desempenho do PIB no segundo trimestre pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na manhã de 3 de setembro, mostra que a economia brasileira avançou 1,2% sobre o trimestre anterior, e 8,8% sobre o mesmo trimestre de 2009, números inferiores aos apresentados nos primeiros três meses de 2010, quando o crescimento foi de 2,7% e 9,0%, respectivamente.

Em relação à atividade de Comércio, o crescimento no segundo trimestre foi de 11,8% sobre o ano anterior. Se comparado ao desempenho do primeiro trimestre, houve desaceleração, já que nos primeiros meses deste ano observou-se crescimento de 15,2% em relação a 2009.

Nos primeiros três meses de 2010, o IAV-IDV registrou taxa média de crescimento de 9,3% sobre o mesmo período do ano anterior, desacelerando para uma taxa média de 5,1% no segundo trimestre. De acordo com os varejistas consultados para o IAV-IDV, a tendência para o terceiro trimestre deve ser de aceleramento, pois a expectativa apontada pelos últimos resultados indica crescimento de 6,3. Nos últimos seis trimestres, apenas em uma ocasião os dados apresentados pelo IBGE não acompanharam a tendência do IAV-IDV.