quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Vendendo bem no Dia das Crianças

Ola a todos

A pouco mais de um mês para o dia das crianças, uma data de boas vendas para alguns setores da indústria e serviços, principalmente o pessoal de brinquedos e moda infantil, resolvi postar sobre algumas dicas para bons resultados.

• Se por um lado que vai utilizar o produto será uma criança , ou seja, o consumidor, por outro lado, quem compra, o shopper é o adulto, normalmente com algum grau de parentesco.

• Quanto mais forte o grau de parentesco, maior o peso emocional na decisão do presente. Dessa forma, imagens que mostre o ato de presentear, banners com crianças felizes e similares, podem facilitar a indução da compra, principalmente para aqueles que não têm idéia do que comprar como presente.

• A venda assistida nesse momento é muito importante, não buscando vender apenas o que é mais caro, e sim, o produto mais adequado em relação à idade e expectativas da criança. Lembre-se: Uma boa venda gera uma boa experiência de compra, nesse caso, a felicidade da criança. Boas experiências, criam clientes cativos à sua loja.

• A exposição nas vitrinas de itens que estejam na moda ou que sejam hits do momento no imaginário das crianças, como produtos com licenciamento de personagens e heróis da televisão devem ser bem explorados. Pilhas de produtos, banners coloridos com os personagens e até mesmo a utilização de fantasias por funcionários da loja ou contratados auxiliam a vender o sonho e facilitam a compra desses produtos.

• Não se esqueça também de nas primeiras pilhas de produtos da loja, expor chamativos cartazes de preço, de preferência, também ofertando produtos com valores mais em conta, de marcas ou modelos menos procurados.

• Para produtos de conceito novo, ou que pouco se sabe sobre sua utilização, como um novo robô ou algo do gênero, a sugestão é dispor uma peça para exposição e até mesmo para utilização por partes dos clientes.

• Livrarias com espaços adequados para crianças podem dispor de atividades ou de eventos para chamar a atenção, como show de marionetes ou contadores de historias.

• Oferecer brindes na entrada da loja, como balas, pirulitos e bexigas pode ser uma boa alternativa para se atrair mais público a um baixo investimento. Contratar um carrinho de pipoca ou algodão doce também, principalmente para o ultimo final de semana antes da data.

• Papel picado na loja, confete, e até mesmo uma trilha sonora especialmente dedicada ao publico infantil completam a festa.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.com.br/