sexta-feira, 20 de maio de 2011

Alunos criam miniempresas e recebem lições de varejo

Grupo Friedman participa do projeto Junior Achievement no Colégio Santo Inácio

O Grupo Friedman, consultoria especializada em varejo, apóia o Projeto Junior Achievement através de aulas ministradas no Colégio Santo Inácio, em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. Nele, aproximadamente 21 jovens entre 15 e 17 anos, estão recebendo estímulos para criarem suas próprias “mini-empresas”, desenvolverem produtos ecologicamente corretos e comercializarem os mesmos através de lições práticas de administração e técnicas de varejo.

O objetivo é prepará-los para se tornarem empreendedores e mostrar como funciona uma empresa e seus departamentos. O processo envolve, além da capacitação, conceitos de atendimento, técnicas de venda, pesquisa de mercado e cálculos financeiros. “Os alunos participam de atividades como dinâmicas e simulações que correspondem às demandas reais do mercado. Eles precisam definir o produto que vão desenvolver, captar o dinheiro para investimento, avaliar a origem da matéria prima, fazer balanços da empresa, produzir o produto observando a qualidade em todas as etapas e, por fim, vender. Tudo deve ser controlado por relatórios que eles mesmos preenchem e submetem à uma auditoria realizada pela Junior Achievement”, explica Clarissa Donda, uma das "advisers" do Grupo Friedman, como são chamados os instrutores voluntários que participam da orientação dos jovens.

Entre os trabalhos que ganham destaque em 2011, estão as capinhas de celular desenvolvidas pela empresa estudantil Incase S.A./E., criada pelos alunos do Santo Inácio utilizando retalhos doados por diversas empresas têxteis, entre elas a grife FARM. A loja doou os retalhos que sobraram da sua produção e estavam destinados ao lixo, e os alunos já estão entrando na fase final do projeto. “Eles buscam o material, criam e costuram. Fizeram, inclusive, redes sociais para as empresas, facilitando a comunicação entre eles e divulgando os seus produtos. Muitos jovens da própria escola já estão ávidos pela novidade”, acrescenta Clarissa.

As capinhas de celular, assim como outros produtos produzidos por empresas estudantis, como um botton feito com de tampas de garrafas ou almofadas de isopor, vão ser colocados à venda e expostos durante a feira que acontece no dia 04 de junho, no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca.

Além do Santo Inácio, único colégio com duas turmas inscritas no Junior Achievement, outras escolas participam, como a Escola Corcovado e o Colégio Andrews.

A Junior Achievement é uma ong que trabalha com projetos de empreendedorismo em todo Brasil. Outras informações através do site http://www.jabrasil.org.br/rj/