sexta-feira, 13 de maio de 2011

Rede do Catar busca fornecedores no Brasil

A Al Meera, que atua no atacado e varejo, quer fazer negócios com exportadores de arroz, açúcar e frango. A empresa tem 23 lojas, entre supermercados e hipermercados.

O Al Meera, um dos principais grupos supermercadistas do Catar, busca no Brasil fornecedores de produtos como arroz, açúcar e frangos. O vice-CEO da empresa, Mohammed Bin Nasser Al-Qahtani, passou a semana em São Paulo com este objetivo, e nesta quinta-feira (12) esteve na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira a procura de apoio para entrar em contato com mais exportadores brasileiros.

Além de abastecer suas lojas próprias, entre supermercados e hipermercados, a Al Meera quer encontrar empresas interessadas em ter um representante exclusivo no Catar, já que a companhia árabe atua tanto no varejo como no atacado. Ela tem 23 lojas e recentemente adquiriu quatro da bandeira Giant, originária da Arábia Saudita.

O grupo já importa do Brasil, mas quer mudar seu relacionamento com os fornecedores. “Nós temos agentes e compramos desses agentes, mas nossa intenção é fazer contatos diretos, sem intermediários”, disse Qahtani à ANBA.

O executivo ressaltou que teve bons contatos de negócios no Brasil até agora e que, “se tiverem sucesso”, a Al Meera pretende importar os produtos alimentícios em grande quantidade.

Segundo Qahtani, a empresa surgiu há 25 anos na forma de cooperativas de comércio, que a partir de 2005 foram reunidas sob a marca Al Meera. A companhia tem capital aberto, com ações negociadas na Bolsa de Valores do Catar, sendo que 26% delas são do governo. O executivo destacou o apoio estatal para a realização de negócios no exterior.

O grupo tem entre seus principais concorrentes o francês Carrefour e a rede indiana Lulu, ambos com forte atuação no Catar e no Oriente Médio em geral. Qahtani disse que a empresa tem planos de expansão, em princípio para outros países árabes.

Fonte: ANBA