segunda-feira, 11 de junho de 2012

Dia dos namorados aumenta fluxo de clientes em até 22% nas lojas, aponta Virtual Gate

Em 2011 houve um crescimento de 18% em relação ao ano anterior. Shoppings registraram alta de 19% e lojas de 15% de acordo com a contagem de fluxo por digitalização de imagem

Depois do dia das mães, agora o dia dos namorados é o responsável pelos picos de clientes nas lojas. De acordo com as análises feitas pela Virtual Gate neste mesmo período do ano passado, o índice de fluxo de clientes subiu até 22% nos 3 finais de semana que antecederam a comemoração.

Graças à ferramenta de gestão de vendas para a contagem eletrônica do fluxo de clientes da Virtual Gate, o varejista tem uma visão gerencial e gestão aprofundada do desempenho de sua loja, que permite um melhor escalonamento de funcionários e controle de estoques para suprir a demanda sazonal.


“Comparando-se os três sábados anteriores ao 12 de junho de 2011, o varejo registrou uma alta média de 22% de consumidores nas lojas”, explica Heloísa Cranchi, diretora geral da empresa. Em 2010, o aumento do fluxo de pessoas na comparação entre os três sábados foi da ordem de 14%, com pico máximo de 4.429 clientes no próprio dia 12 (um sábado). Tais dados resultam da análise dos dados de 13 corporações, com 541 pontos de vendas espalhados pelo País, de um universo de mil pontos de vendas monitorados pela Virtual Gate.

Na comparação anual, o fluxo médio de consumidores cresceu 18%, de 2010 para 2011. A análise incluiu 22 dias anteriores (e sete posteriores) aos respectivos 12 de junho. Por tipo de loja, houve alta de 19% nos shoppings e de 15% no comércio de rua. "É um comportamento semelhante ao que observamos em outras datas sazonais", diz Heloísa.

Graças à tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics), a Virtual Gate, empresa do Grupo Plastrom, oferece serviços e soluções diferenciadas, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

Conhecendo a sua curva de fluxo, o varejista pode preparar as lojas para melhor atender o cliente neste período, assim como em outras datas comemorativas que estão mapeadas pela sazonalidade de vendas, e com certeza irá se surpreender com os resultados alcançados.

De acordo com a diretora geral da empresa, Heloísa Cranchi, quando o lojista monitora o fluxo e a taxa de conversão de cada ponto de venda individualmente, ele sabe se suas estratégias estão funcionando ou se algo precisa ser alterado ou melhorado. “Com tudo isso, o varejista passa a ter informações que o auxiliam a tomar as melhores decisões estratégicas, que, com certeza, irão refletir num melhor atendimento ao cliente”, conclui a executiva.

Entre seus clientes estão grandes varejistas, como: mercado em geral, como C&A, Pernambucanas, Vivo, Telhanorte, Leroy Merlin, Livraria Cultura,Cybelar, Shoestock, Nokia, Via Uno, Reebok, Cantão, Redley, L'Occitane, Lacoste, Kate Spade entre outros.

Sobre a Virtual Gate

A Virtual Gate atua há 10 anos na área de contagem e gestão de fluxo de pessoas em pontos de venda, utilizando tecnologia de captura de informações por meio de câmeras (vídeo-analytics). Atuando na vanguarda tecnológica, a Virtual Gate oferece serviços e soluções diferenciadas aos seus clientes, entre os quais se destacam a análise especializada das informações apuradas pelos sistemas e da taxa de conversão, ajudando na construção de resultados para seus clientes.

A Virtual Gate é uma empresa do Grupo Plastrom (www.plastrom.com.br), presente há mais de 20 anos no mercado varejista, atuando como provedor de soluções tecnológicas para gerenciamento de fluxos de materiais e pessoas no varejo. Além da Virtual Gate, fazem parte do grupo as empresas Sensormatic, ImediaData e Rayton. Entre alguns de seus clientes estão: C&A, Pernambucanas, Vivo, Livraria Cultura, Cybelar, Via Uno, Shoestock, Cantão, Reebok, Adidas, L'Occitane. Mais informações: www.virtualgate.com.br