segunda-feira, 2 de julho de 2012

IFECAP aponta nova queda nas expectativas dos comerciantes paulistas

Reversão de expectativa do PIB e crise europeia são as causas do pessimismo

O IFECAP – Índice FECAP de Expectativas nos Negócios registrou em junho 125,01 pontos na série com ajuste sazonal, o que representa uma queda de 0,4% quando comparado ao mês anterior. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice registra retração de 14,6%.

Se por um lado as medidas de estímulo à economia, adotadas pelo Governo Federal, ajudaram a melhorar a avaliação dos comerciantes quanto à situação atual dos negócios, as recentes reversões de expectativas quanto ao crescimento do PIB brasileiro e as incertezas sobre os desdobramentos da crise europeia impactaram negativamente na confiança dos empresários quanto ao futuro próximo.

O Índice-Momento Atual, que capta a situação atual dos negócios, apresentou elevação de 1,6% na comparação com maio de 2012, influenciado pelo Índice- Momento Atual Vendas (2,9%), pelo Índice-Momento Atual Encomendas (0,1%) e pelo Índice-Momento Atual Situação dos Negócios (1,6%). Em relação ao mesmo período do ano passado, o Índice-Momento Atual ainda apresenta queda de 16,4%.

As expectativas para o próximo trimestre, captadas pelo Índice-Futuro, apresentaram queda de 2,7%, com 138,08 pontos. Houve queda de 2,1% no Índice-Futuro Vendas e de 3,3% no Índice-Futuro Encomendas. Na comparação com o mesmo período do ano passado o Índice-Futuro registrou queda de 12,2%.

Por porte da empresa, as expectativas pioraram em relação ao mês anterior entre as micro (-1,9%) e pequenas (-0,9%) empresas e melhoraram entre as médias (0,6%) e grandes empresas (7,2%). Do ponto de vista regional, as expectativas caíram na capital (-6,3%) e subiram no interior (2,6%).