sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Dúvida de leitores: Brilho & Luxo

Pergunta enviada por Lívia Costa Araújo

Olá Caio

Li algumas materias em seu site e gostaria de trocar algumas ideias com você..
Estou montando uma loja de bijuterias em uma cidade de apenas 15.000 habitantes...
A loja é pequena... e minha intenção é a cor branco e preto...
Do lado esquerdo colocarei uma parede preta com prateleiras de vidro temperado e iluminação led nos cabos de aço. Nos fundos vou usar o mdf branco e o restante da loja será toda branca...
Do lado direito será o caixa de balcao de vidros modulado
No centro da loja pensei em um cubo de mdf tb...
Gostaria de saber se vai ficar bacana...o nome será "Brilho & Luxo Acessórios", o que acha?
Eu também estou pensando em colocar algumas caixas de presentes, lembranças, você acha que isso sai muito do ramo?


Obrigada
Lívia

Olá Livia, tudo bem?

Em primeiro lugar, gostaria de dizer à todos que estou voltando com a seção "Dúvidas de leitores" aqui no blog, onde não é publicado nenhuma nova resposta desde 2010.

Livia, de maneira geral, acredito que estão muito sensatas todas as suas colocações. As bijuterias, por sua diversidade de cores e brilhos é que devem chamar a atenção na exposição e não tanto a loja, por isso, penso que a escolha de uma combinação neutra de cores para o ambiente de loja como o preto e branco, não tem erro.

Dá mesma forma, para quem estiver lendo esse post, no caso, acredito que sejam interessantes outras combinações também em tons neutros, podendo utilizar beges, cremes, pastéis e até tons de madeira para a loja e o mobiliário. Combina bem.

Com uma loja em branco e preto, só teria cuidado com a iluminação. Embora em led, busque utilizar uma iluminação não tão forte, buscando criar um ambiente confortável, e avalie a utilização de uma luz de cor mais quente, evitando luzes de cores frias. As cores quentes na iluminação, além de criar um ambiente mais aconchegante, também cria uma certa valorização (no sentido de realçar) às peças expostas. Tente isso.

Quanto ao mix, não vejo problema em expandir, desde que você acredite que seus clientes também possam buscar esse tipo de produto em sua loja. Pensando em presentear, ou dar lembrança à alguém, sua loja pode se tornar um grande referencial. Só tome o cuidado para não descacterizá-la demais, perdendo o DNA de bijouterias e acessórios que quer nesse momento.

Quanto ao nome, nada contra, embora não acredite que exista algo forte ou referencial. Acredito que todo mundo que inicia um negócio deve pensar grande desde o começo. Quantas lojas de bijouterias e acessórios no país provavelmente carregam as palavras brilho ou luxo em suas marcas? Pode até já existir alguma loja com esse nome e isso lhe desfavorecer na hora de encontrar um endereço para um site ou registro de e-mail. Embora eu esteja sugerindo um nome novo, de outro lado, o nome é interessante pois representa e denota imediatamente seu mercado, sem dúvidas, sem incógnitas. Quem passar na porta e ler o nome, já vai saber ao que se remete.

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas
Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO

Obs: Quer ter sua dúvida resolvida aqui no blog? Encaminhe um e-mail para contato@falandodevarejo.com.br