domingo, 26 de agosto de 2012

FCDL-RS fortalece posição de referência em informação de crédito no Rio Grande do Sul

Assinatura de convênio com SPC formalizou detalhes do processamento de dados no estado


A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS) formalizou com a Serasa Experian detalhes do novo processador da base de dados do SPC no Rio Grande do Sul. A assinatura foi feita nesta sexta-feira (24/08), no auditório da FCDL-RS, em Porto Alegre. A proposta foi aprovada por unanimidade na assembleia realizada com dirigentes lojistas. Dessa forma, as 151 entidades associadas, que reúnem mais de 40 mil empresas do setor varejista no Estado, tem assegurado o mais amplo e completo sistema de serviço de informações de crédito do país.


Operando desde dezembro de 2011, o sistema estava em fase de implantação e ajustes operacionais no estado. O período serviu para a efetiva comprovação da qualidade das informações que os lojistas de todo Rio Grande do Sul começavam a receber a partir de então.

- A partir de agora, a FCDL-RS torna-se oficialmente Base Operadora Estadual do SPC, Serviço de Proteção ao Crédito, e com isso é a única que pode dar informações estatísticas do SPC, informações sobre consumidores inadimplentes, análise de riscos nas vendas à prazo para o varejo, graças a sua forte presença no interior do Estado, região metropolitana e Capital, e ainda por ser interligada ao sistema nacional SPC Brasil - afirmou o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch.

Em tempos de alta nos índices de inadimplência, o varejo tem se comportado de maneira muito mais cautelosa na hora de conceder crédito nas vendas a prazo, e mais ágil quando precisa recuperar ou cobrar as dívidas de seus devedores. Para o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, existe um comportamento muito diferente entre o cliente endividado inadimplente e o mau pagador.

- O primeiro, está passando por um período de dificuldade financeira causada por algum fator externo, como, por exemplo, desemprego ou doença na família. O segundo, já está habituado "em ficar com o nome sujo na praça" e vai sempre querer aplicar algum tipo de golpe. É neste segundo caso que o SPC socorre o lojista, dando mais segurança na hora de receber um cheque ou fazer uma venda à prazo - completa Koch.