sexta-feira, 5 de outubro de 2012

43ª Convenção Estadual Lojista receberá mais de 1.300 lojistas a partir do dia 9 de outubro


Evento, promovido pela FCDL-RS, será realizado no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre

O varejo gaúcho estará reunido durante as atrações, palestras e seminários da 43ª Convenção Estadual Lojista, que acontece nos dias 9 e 10 de outubro, em Porto Alegre. A atividade, considerada o maior encontro do setor no estado, é promovida pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS). A expectativa da entidade é receber mais de 1.300 lojistas no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, no centro da capital gaúcha.


Um dos destaques desta edição será a palestra ministrada pelo fundador da Cacau Show, Alexandre Tadeu da Costa. O empreendedor iniciou seu negócio revendendo chocolates de uma indústria, com apenas 17 anos, e hoje possui uma marca com mais de mil lojas em território nacional. A empresa é "Top of Mind" em lojas especializadas e, pelo segundo ano consecutivo, produz a melhor trufa do Brasil, segundo pesquisa do Datafolha.

Outro atrativo é a reunião do "Conselhão", que acontece no segundo dia de evento. O encontro é motivado pela realização do "Diálogo CDES-RS", que terá o tema "A Política de Microcrédito no Desenvolvimento do Estado". O objetivo é esclarecer os varejistas sobre as vantagens do Programa Gaúcho de Microcrédito, que libera financiamentos de R$ 100 até R$ 15 mil para pequenos negócios, com taxas de juros inferiores ao mercado. Participam da mesa-redonda o presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, o secretário executivo do CDES-RS, Marcelo Danéris, o secretário estadual da Economia Solidária e Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sesamp), Maurício Dziedricki, o presidente do Banrisul, Túlio Zamin e o presidente do Badesul, Marcelo Lopes.

Durante a 43ª Convenção Estadual Lojista, ainda serão entregues os certificados de 300 lojistas participantes do Programa Q Comércio. A atividade exclusiva e gratuita de capacitação profissional, promovida pela FCDL-RS, beneficiou o varejo de 31 municípios rio-grandenses, através do ensinamento de técnicas inovadoras de gestão, que impulsionam o desenvolvimento econômico e social.

Além disso, serão realizadas diversas palestras durante o 42º Seminário de SPC’s, com temas gestão de vendas, recuperação de crédito e diversos outros assuntos ligados ao varejo. No final do primeiro dia, um show do grupo tradicionalista Tchê Guri pretende animar os participantes.

A edição de 2011 foi realizada em Gramado, com diversas atrações técnicas, motivacionais e políticas, como o consultor Eugênio Mussak e o senador mineiro Aécio Neves. Inscrições e informações adicionais sobre a 43ª Convenção Estadual Lojista podem ser obtidas pelo e-mail eventos@fcdl-rs.com.br ou pelo telefone (51) 3213-1777.