quinta-feira, 25 de abril de 2013

Segundo Sincovarp, comércio de Ribeirão Preto registra aumento de 2,23% nas vendas de março

Setores de Ótica, Vestuário e de Presentes puxaram a fila. As vagas de trabalho no comércio apresentaram leve queda

As vendas do comércio de Ribeirão Preto cresceram 2,23% em março de 2013 na comparação com o mesmo período do ano passado. É o que constatou a Pesquisa Movimento do Comércio realizada mensalmente pelo Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto). Entre as empresas entrevistadas, 71,1% declararam que as vendas de março deste ano foram superiores às de março de 2012, enquanto 22,2% declararam o contrário e 6,7% disseram que os resultados foram equivalentes.


Por setores - O melhor resultado foi apresentado pelo setor de Móveis (+6,76%), seguido por Ótica (+4,37%), Vestuário (+3,29%), Presentes (+3,27%), Livraria/Papelaria (+3,18%), Calçados (+3,08%) e Eletrodomésticos (+1,33%), este último dando sinais de desaceleração após vários meses de crescimento expressivo. Apenas dois setores apresentaram desempenho negativo nas vendas: Tecidos/Enxoval (-5,68%) e Cine/Foto (-3,25%).

Vagas de trabalho - A pesquisa apurou uma pequena queda de -0,38% no volume de postos de trabalho, em março. Entre as empresas entrevistadas, 95,6% declararam que não alteraram seus quadros funcionais no período, enquanto 2,2% demitiram e iguais 2,2% contrataram. O segmento Livraria/Papelaria foi o vilão, reduzindo seus quadros na média em –2,44%, enquanto o de Eletrodomésticos apresentou aumento de 1,59%.

Modalidades de pagamento – O cartão de crédito ainda é a opção mais utilizada representando 47,25% das vendas do comércio, em geral. Os pagamentos à vista correspondem a 37,71% do total e a modalidade à prazo (cheques pré-datados ou crediário) corresponde a 15,04%. “Apesar da preferência pelo cartão de crédito ter sido confirmada, observa-se um incremento da opção de pagamento à vista, o que demonstra um movimento do consumidor no sentido de reduzir seu endividamento”, afirma Marcelo Bosi Rodrigues, economista do Sincovarp e responsável pela pesquisa.

Ainda segundo Rodrigues, apesar de o cenário nacional confirmar cada vez mais um horizonte de desaceleração econômica, o comércio de Ribeirão Preto vem demonstrando fôlego para continuar crescendo. “O resultado apresentado pode ser considerado fraco por alguns, no entanto está bem acima da média esperada de crescimento do PIB para o ano de 2013. Boa parte desse resultado está relacionada ao fato de Ribeirão ser uma cidade fortemente voltada para o comércio e prestação de serviços, atraindo consumidores da região e gerando emprego e renda para os moradores daqui, que também contribuem para o consumo”, conclui.