quarta-feira, 17 de abril de 2013

Temakeria Makis Place desembarca nos EUA

Rede, que adaptou alguns itens do cardápio ao paladar americano, inaugurará a 2º unidade em Miami em julho. Planejamento é encerrar 2013 com dez franquias no exterior

Com um potencial de crescimento enorme, visto que o conceito de temakeria nos Estados Unidos ainda é pouco explorado, a MAKIS PLACE, líder do segmento, com 88 unidades em operação no Brasil, inaugurou a 1º franquia no exterior, em Miami (Flórida/EUA), em setembro de 2012. Com o sucesso inicial, em julho deste ano será inaugurada o 2º restaurante da marca na mesma cidade.


Roberto Silvestrini, diretor de expansão da rede, explica que “a Makis planeja chegar a dez unidades fora do Brasil até o final do ano. O foco será a região metropolitana de Miami, e outras importantes metrópoles, como San Francisco e Nova York, que são mercados de alto potencial e ainda carecem de temakerias de qualidade, como as que o mercado brasileiro possui”.

Mesmo que a expansão para outros mercados esteja na pauta da maioria dos franqueadores do Brasil, hoje, segundo dados da ABF (Associação Brasileira de Franchising), apenas 110 franquias brasileiras estão em operação no exterior.

Silvestrini afirma que a infraestrutura da marca precisa estar muito alinhada para expandir a atuação para o exterior. Dificuldades de logística, contato e suporte ao franqueado, assim como tradução de manuais e adaptação de produtos são apenas algumas das muitas tarefas que dificultam esta expansão internacional. “O nosso planejamento prévio, de mais de dois anos, contemplou a solução de todos estes obstáculos de tal forma que, hoje, a rede está plenamente apta para franquear o seu sistema para fora do país” diz.

Adaptação de produtos para atender mercado estrangeiro

O cardápio da rede é outro item que sofreu modificações. “Os produtos que comercializamos na franquia de Miami são em torno de 25% diferentes daqueles oferecidas no mercado interno. Entender aspectos culturais, temperos, entre outras questões, foram muito importantes antes de inaugurarmos a primeira unidade no exterior”, conclui Silvestrini.

Saiba mais: A Temakeria Makis Place é uma rede de culinária japonesa que conta hoje com 89 unidades em operação. Até julho deste ano, serão abertos mais 36 restaurantes da marca. A rede faturou R$ 93 milhões em 2012 e é considerada a maior empresa do setor fora do Japão. www.makisplace.com.br