terça-feira, 21 de maio de 2013

Portobello Shop apresenta nova estratégia de expansão

Com a meta de abrir 30 lojas em 2013 e superar 250 unidades em 5 anos, rede mostra novas oportunidades e benefícios para potenciais franqueados.

A Portobello Shop, maior rede franqueada de revestimentos cerâmicos do Brasil, vai acelerar seu plano de expansão, com a meta de abrir 30 novas lojas em 2013 e chegar a uma rede de mais de 250 unidades em até cinco anos. Para concretizar este objetivo, abriu novas oportunidades para abertura de franquias nas capitais e cidades de portes variados, praticamente dobrando o volume ofertado. Em paralelo, a Portobello Shop lançou novas ferramentas de gestão e marketing para os seus franqueados. "Queremos que nossos franqueados cresçam junto com a rede, seja abrindo novas lojas, seja expandindo suas vendas. Além da assessoria tradi cional aos franqueados, estamos disponibilizando duas ferramentas exclusivas que trazem mais negócios e consolidam a imagem da marca nos consumidores e especificadores", afirma Juarez Leão, diretor de Varejo e Franquias da Portobello.


Essas novidades serão apresentadas durante a ABF Franchising Expo, a maior feira de franquias do mundo, que será realizada em São Paulo entre os dias 12 e 15 de junho. Promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a feira tem como foco a geração de oportunidades de negócios em franquias de diversos setores. Em sua 22ª edição, a feira contará com mais de 470 expositores e espera receber 62 mil visitantes, movimentando mais de R$ 450 milhões em negócios. O stand da Portobello Shop estará localizado na Rua E/F - 39/40.

O novo plano de expansão da Portobello Shop abrange novas unidades em São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Porto Velho e Boa Vista. Fora das capitais, há oportunidades em cidades como Campinas, Bertioga, Mogi Mirim, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Lages, Criciuma, Vitória da Conquista, Governador Valadares, Pouso Alegre, dentre outras em todas das regiões do País. "A partir de um profundo estudo do mercado, revisamos nosso plano de expansão. Neste processo, ampliamos bastante as praças com potencial para a instalação de uma franquia Portobello Shop. Para essa análise, não levamos em consideração apenas a população, mas critérios como potencial de consumo, crescimento nos últimos anos, número de obras licenciadas por mês e arquitetos, existência de lojas sinérgicas, dentre outros", disse o diretor da Portobello.

A rede de franquias vai apresentar ainda dois projetos inovadores: o Radar do Varejo Portobello Shop e o Projeto de Marketing Olfativo. No primeiro, a rede desenvolveu um sistema online de geolocalização de obras, permitindo a busca ativa por novos clientes. "A busca de negócios fora da loja é um fator crítico de sucesso na Portobello Shop. O projeto Radar do Varejo tem o objetivo de montar um sistema de busca de negócios fora da loja, apoiado por uma ferramenta de inteligência de mercado que captura obras e faz a gestão dos resultados, mais uma estratégia de abordagem comercial a estas obras", explica. Até o momento, 4 lojas já estão operando o sistema. Em um período de pouco mais de 6 meses, mais de 2 mil obras foram localizadas, o que provocou um incremento nas vendas nestas lojas de cerca de 20%.

No segundo projeto, em fase de implantação, a Portobello Shop desenvolveu uma fragrância exclusiva para suas lojas. "O processo de compra de nossos produtos é longo. Logo, é fundamental que nossas lojas tenham um clima acolhedor e aconchegante, refletindo também os valores de nossa marca. O marketing olfativo é importante, pois trabalha um sentido que, necessariamente, a pessoa entra em contato, criando uma experiência ainda mais rica e com laços emocionais", explica o diretor.