terça-feira, 14 de maio de 2013

Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever completa 12 anos

Programa que começou em 12 lojas da rede já atinge 123 lojas em todo Brasil

Em 2001, a rede de supermercados Pão de Açúcar e a Unilever chamavam a atenção da população ao iniciar uma ação que seria essencial para a sociedade alguns anos depois: a reciclagem. O pioneirismo veio com o Programa Estação de Reciclagem Pão de Açúcar Unilever, que em doze anos já arrecadou mais de 67 mil toneladas de materiais recicláveis e se consolida como o primeiro programa de parceria entre varejo e indústria no cenário nacional de reciclagem.


Os materiais reciclados são doados para 36 cooperativas de reciclagem parceiras do Programa. Além do caráter social da ação, com a geração de renda e a inclusão social beneficiando mais de 6,9 mil pessoas direta e indiretamente por ano, as estações de reciclagem contribuem também com a disseminação do descarte consciente.

O que começou em apenas 12 lojas da rede, hoje já pode ser visto em 123 unidades de todo país. Tal resultado só pode ser obtido graças aos clientes, que acreditam e colaboram com o Programa, realizando o descarte nas Estações, o que fez do projeto uma referência para o setor.

O GPA está na ponta das relações de consumo conectando clientes, produtos e serviços. “Nosso objetivo é fazer isso de acordo com bases sustentáveis, assegurando a perenidade dessas relações e a perpetuidade da empresa. Uma mudança de atitude simples, como descartar corretamente os resíduos, promove benefícios significativos para o meio ambiente e para a sociedade”, comenta José Roberto Tambasco, presidente de varejo alimentar do GPA.

Realizadas em parceria com a Unilever, as Estações de Reciclagem são confeccionadas em material reciclado e funcionam como Postos de Entrega Voluntária (PEVs). Localizadas nos estacionamentos das lojas do Pão de Açúcar, as Estações recebem papel, vidro, plástico, metal, óleo de cozinha usado e algumas unidades recebem embalagens aerossóis.

“A Unilever tem um compromisso claro de reduzir impacto ambiental ao mesmo tempo em que promove o crescimento da companhia e colabora para mudanças positivas na sociedade. Este programa vai de encontro a todos estes objetivos, ao promover a reciclagem por meio da colaboração entre indústria, clientes, comunidade e consumidores, beneficiando a todos”, afirma Julio Campos, vice-presidente de vendas da Unilever.

Atento as necessidades do consumidor, o projeto está em constante evolução. Em 2007, a rede incluiu nas Estações pontos de arrecadação de óleo de cozinha, onde já foram coletados mais de 1,2 milhão de litros do produto usado, e grande parte é encaminhada para a produção de biocombustível.

“O grande benefício da iniciativa é, sem dúvida, podermos inserir o tema sustentabilidade no dia a dia das pessoas, fazendo da coleta seletiva uma atitude natural”, finaliza Tambasco.
Post Anterior
Próximo Post