terça-feira, 4 de junho de 2013

Big data pode auxiliar o setor de compras a ser mais assertivo

Por Marcelle Xavier

Big Data: "Muitas das informações
já se 
encontram disponíveis"
Uma das grandes dificuldades de qualquer e-commerce é vender mais, por preços mais competitivos, aumentar a margem de lucro e saber com quais produtos deve abastecer sua loja.

O que muitos não sabem é que um setor de compras orientado por dados pode gerar um aumento na margem de lucro que pode chegar a até 60%, e muitas dessas informações já estão nas mãos dos varejistas. Mas afinal, como o uso de big data pode auxiliar nas decisões do setor de compras? Confira algumas dicas:


Antecipar demandas:
A análise de dados do e-commerce possibilita o entendimento não só dos produtos que conduzem mais vendas, mas também os produtos âncora que mais atraem consumidores, os mais visualizados e até mesmo aqueles que são muito visualizados, mas geram poucas vendas. Esses dados podem e devem auxiliar nas futuras decisões de compra.

Determinar quais produtos deve adicionar ou eliminar do estoque:
Além das informações de venda de um produto, é possível rastrear toda sua atividade competitiva como preços, tempo para venda e outros detalhes. Assim o e-commerce consegue identificar não só quais produtos deve comprar, mas também quais deve eliminar do seu estoque e ainda qual caminho seguir na diversificação de produtos.

Prever tendências:
A análise contínua de dados como produtos mais vendidos, preços e variedade de produtos possibilita a construção de um registro que aponte tendências e indique estratégias. Por exemplo, é possível identificar que um produto só vende bem quando acoplado a outro produto ou a algum benefício. Tudo isso auxilia o setor de compras até mesmo na negociação com fornecedores.

Precificação inteligente:
Antes os preços eram estabelecidos tomando por base o preço de compra somado a margem de lucro da empresa. Hoje, softwares de precificação possibilitam que os preços sejam alterados dinamicamente com base no estoque e nos preços praticados pela concorrência. Isso garante que os produtos não sejam precificados com valores acima ou abaixo ao que o consumidor aceita pagar, possibilitando um aumento do giro de estoque e da margem de lucro.

A utilização de ferramentas de gestão automatizada e big data permitem que o setor de compras dos e-commerces tenham uma visão mais científica que ajuda a equilibrar a oferta com a demanda e fazer previsões mais precisas. Como consequência de tornar as decisões mais assertivas o varejo consegue vencer um dos grandes desafios atuais: aumentar a margem de lucros e aumentar a receita.

Marcelle Xavier é responsável pelo Marketing da Uaizo, empresa focada na gestão automatizada de e-commerce.