domingo, 2 de junho de 2013

Dúvidas de leitores: Qual a melhor cor para uma loja de manutenção de computadores e celulares?

Pergunta enviada por Érika Armelin

Olá Caio,

Gostaria de saber: qual é a cor mais indicada para uma loja de manutenção de celulares, computadores e vendas de acessórios?

Obrigada
Érika Armelin

Olá Érika, tudo bem?

Mais do que o segmento em si, vale a pena analisarmos um pouco sobre o tipo de estabelecimento que você pretende montar. Se for um estabelecimento que promove reparos rápidos, como nos casos dos celulares, é ideal que seja criado um espaço convidativo para esse tipo de atendimento. Desse modo, vale a pena apostar em poltronas ou cadeiras confortáveis com algum entretenimento como revistas, jornais ou até mesmo um aparelho de televisão. Vale tudo pelo bem estar do cliente.

Exemplo de painel canaletado
Em relação às cores, vale a pena você apostar em tons de madeira clara e/ou tons pastéis ou naturais como beges, verdes claros ou azuis claros, cores que acalmam e tornam a espera mais agradável. Fuja das cores muito fortes, como vermelhos ou amarelos, pois cansam a vista, e por consequência seu cliente, rapidamente.

De outra maneira, caso seja um local onde os clientes apenas deixam seus equipamentos e retornam mais tarde, como uma loja onde tenha apenas um balcão, vale quase tudo. Se analisarmos as operadoras de celulares, por exemplo, há sempre uma forte presença e até predominância da cor branca, neutra, e que permite algumas brincadeiras com cores mais fortes na comunicação visual ou no mobiliário. Essas cores mais fortes têm como papel criar uma impressão de forte identidade e modernidade à marca. Pensando em azul, vermelho e verde, por exemplo, você já sabe de quais operadoras estou falando.

Quanto mais clean, ou simples você conseguir criar esse ambiente, melhor será. Uma dica para os acessórios é talvez apostar em cremalheiras para a exposição. Moduláveis, de custo reduzido e que criam um visual interessante, principalmente quando utilizadas com prateleiras de vidro. Outra dica, caso venda mais produtos em cartelas (blister), pode ser o painel canaletado, que também possui custo e resultados interessantes...

Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
Falando de Varejo
@falandodevarejo