terça-feira, 25 de junho de 2013

Pão de Açúcar amplia projeto pioneiro de descarte pré-consumo

Com uma arrecadação média de 100 mil embalagens por mês, o projeto Caixa Verde, do Pão de Açúcar, será ampliado em julho para todas as 165 lojas existentes da rede. O projeto é uma iniciativa pioneira de descarte pré-consumo, existente desde 2008, criado com o objetivo de reduzir o impacto ambiental dos produtos comercializados. Atualmente, ele está em 121 supermercados.



O Caixa Verde possibilita aos clientes destinarem para reciclagem, em urnas instaladas ao lado dos caixas nos supermercados, embalagens secundárias de produtos que não precisam levar para casa, como caixas de pasta de dente. Desde o início do projeto, já foram arrecadados cerca de 3,8 milhões de unidades, sendo mais de 1,4 milhão apenas em 2012.

Em razão de seu pioneirismo, o projeto foi escolhido para representar todas as iniciativas sustentáveis do Pão de Açúcar em um filme publicitário lançado pela marca. Com um jingle, a cantora Clarice Falcão e colaboradores da loja mostram como funciona o Caixa Verde e ressaltam a facilidade em seu uso, mostrando que é possível falar de sustentabilidade de uma maneira leve e descomplicada,

Todas as embalagens arrecadadas pelo projeto são doadas a uma das 35 cooperativas de reciclagem parceiras, promovendo a inclusão social e a geração de renda na comunidade. Por meio dessa iniciativa, aproximadamente 7 mil pessoas que muitas vezes acabam tendo na reciclagem a sua principal fonte de renda são beneficiadas direta e indiretamente.

Campanha com Clarice Falcão

Dando continuidade ao movimento que convida as pessoas a serem protagonistas de sua felicidade lançado em maio deste ano, o Pão de Açúcar estréia dia 25 de junho um novo filme publicitário com criação da PA Publicidade. Desta vez, Clarice Falcão é convidada a mostrar uma das atitudes que o supermercado realiza, tangibilizando a felicidade.

Com um jingle bem humorado, a cantora apresenta o Caixa Verde. Um dos desafios na criação da nova campanha foi falar em sustentabilidade de uma forma leve e descomplicada, ao mesmo tempo em que engajasse as pessoas. O filme anterior do Pão de Açúcar propôs um convite à ação, chamando as pessoas a buscarem o que as fazem felizes. “Nesta segunda etapa do movimento, trazemos visibilidade às ações realizadas pela marca que nos trazem felicidade, começando com a sustentabilidade. Dessa forma, queremos inspirar as pessoas a assumir o protagonismo e também fazer a sua felicidade acontecer”, explica Maria Cristina de Amarante, Gerente de Marketing do Pão de Açúcar. Assim, para representar todas as ações sustentáveis realizadas pela marca, foi escolhido o programa Caixa Verde.

“O filme mostra que é possível ser sustentável de uma forma bem-humorada e moderna, evitando o discurso que muitas pessoas chamam de ecochato”, completa Eduardo Romero, Diretor Geral da PA Publicidade. O jingle, inclusive, brinca com o termo ao dizer que “Nem todo eco é chato, chato é o eco que repete. Só que a gente não é ecochato”. “Assim, foi importante ter a Clarice novamente, inspirando as pessoas a agirem sustentavelmente e mostrando que nossas iniciativas ultrapassam o discurso e são reais”, diz Romero.