segunda-feira, 1 de julho de 2013

Coca-Cola FEMSA adquire a Companhia Fluminense de Refrigerantes e amplia sua participação no mercado brasileiro de bebidas

Com a nova aquisição, a empresa reforça a posição de liderança no Sistema Coca-Cola Brasil e passa a atender cerca de 50 milhões de consumidores

A Coca-Cola FEMSA, maior engarrafadora Coca-Cola no mundo, que em 2013 completa dez anos de operação no país, investiu 448 milhões de dólares na aquisição da Companhia Fluminense de Refrigerantes, negociação que consolida a Coca-Cola FEMSA Brasil como a maior franquia do Sistema Coca-Cola no país.

Esta é a sexta aquisição realizada pela Coca-Cola FEMSA desde a decisão de entrar no Brasil, quando assumiu o controle da Panamco, que atuava no litoral de São Paulo e em parte do interior do estado, além das regiões metropolitanas de Campinas, da capital paulista e também no estado de Mato Grosso do Sul. Em 2008, a empresa comprou a Remil, franquia que atuava no estado de Minas Gerais.



Nesse período a empresa também investiu na compra da Sucos Mais, da Sucos Del Valle e da Matte Leão, empresas que hoje fazem parte da Leão Alimentos, da qual a Coca-Cola FEMSA Brasil é acionista.

Para José Ramón Martínez, presidente da Coca-Cola FEMSA Brasil desde fevereiro de 2013, esta nova aquisição é mais um passo importante na consolidação da estratégia de crescimento da Coca-Cola FEMSA nas regiões onde atua. “O Brasil é um mercado muito relevante dentro da estratégia mundial da empresa. Aquisições de operações saudáveis e com potencial de crescimento são oportunidades que precisam ser capturadas, pois agregam muito valor ao negócio e permitem a troca de experiências exitosas e vencedoras.”

A Companhia Fluminense de Refrigerantes tem sede e fábrica em Porto Real (RJ) e atende 141 cidades do sul do Rio de Janeiro, do sul de Minas Gerais e do Vale do Paraíba, em São Paulo. Também possui quatro centros de distribuição para atender 15 mil pontos de venda e 4,5 milhões de consumidores. A empresa conta com uma frota de 250 caminhões e emprega aproximadamente dois mil colaboradores.

A Companhia Fluminense de Refrigerantes, que foi fundada em 1949, vai encerrar o ano de 2013 com um incremento de faturamento na ordem de 12% em relação a 2012. Entre 2008 e 2012 o crescimento foi de 96%. Para Carlos Mello e Souza, presidente da Companhia Fluminense de Refrigerantes, “a concretização do negócio vai impulsionar ainda mais a performance da empresa, que nos dois últimos anos vem crescendo a taxas de duplo dígito, pois a operação passará a fazer parte de uma plataforma muito maior, fator importante para um segmento como o de bebidas, em que os ganhos com escala são determinantes para o sucesso do negócio”.

Com a aquisição, a Coca-Cola FEMSA Brasil amplia também a sua capacidade produtiva no país, que passa de 602 milhões para 680 milhões de caixas unitárias por ano. O número de colaboradores diretos também cresce, passando de 12,7 mil para 14,7 mil.

O acordo já foi aprovado pelo Conselho de Administração da Coca-Cola FEMSA, mas a transferência da gestão da operação não acontecerá de imediato, pois depende ainda de aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Outros investimentos da Coca-Cola FEMSA no Brasil
Para desenvolver as estratégias de crescimento no mercado brasileiro de bebidas, a Coca-Cola FEMSA Brasil está investindo mais de 340 milhões de dólares somente em ampliação de capacidade de produção e logística.

Sumaré (SP)
No final de 2013, começa a operar a primeira de duas etapas do novo Centro de Distribuição de Sumaré, nas quais serão investidos 37 milhões de dólares. Nesta primeira etapa o projeto vai gerar aproximadamente 500 empregos diretos, número que pode ser duplicado na segunda fase.

O local oferece fácil acesso à malha rodoviária, formada pelas rodovias Anhanguera, Dom Pedro e Bandeirantes, além de mão de obra qualificada da região. Com um terreno de 113 mil m², o novo centro trabalhará com 180 rotas fixas, que vão atender Sumaré e municípios vizinhos, como, por exemplo, Campinas, Mogi Mirim, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, entre outros.

Itabirito (MG)
A nova planta fabril que a Coca-Cola FEMSA Brasil está construindo em Itabirito (MG) será a primeira fábrica verde de Coca-Cola FEMSA no mundo e terá capacidade anual para produção de 2,1 bilhões de litros, equivalente a um incremento de aproximadamente 47% em relação à produção atual da fábrica de Belo Horizonte.

A opção pelo município se deve a fatores técnicos, como logística, infraestrutura local e condições econômicas e de gestão da cidade. Os investimentos na construção e implantação da unidade são da ordem de 258 milhões de dólares. Além dos empregos gerados durante o processo de construção, quando pronta, a fábrica deve gerar aproximadamente 500 empregos diretos.

A fábrica de Itabirito (MG) terá condições de produzir todos os refrigerantes da marca Coca-Cola, em todas as embalagens existentes, para atender parte do mercado de Minas Gerais e Região Serrana do Rio de Janeiro.

Jundiaí (SP)
Na unidade de Jundiaí, estão sendo investidos 53 milhões de dólares na construção de um armazém vertical totalmente automatizado e na instalação de uma nova linha de PET, com capacidade de produzir 72 mil garrafas PET por hora.

Hoje, a fábrica de Jundiaí, maior da Coca-Cola no mundo em volume de produção, possui capacidade produtiva de 300 milhões de caixas unitárias por ano.

Sobre a Coca-Cola FEMSA
Maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo, a Coca-Cola FEMSA é responsável pela fabricação de uma em cada oito garrafas de Coca-Cola consumidas no planeta. Além de refrigerantes, a companhia produz sucos e águas. Também distribui e comercializa portfólio de produtos da The Coca-Cola Company (composto por chás, sucos, bebidas lácteas, bebidas energéticas, isotônicos, bebidas esportivas) e cervejas Heineken.
A empresa está presente no México, Guatemala, Nicarágua, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina e, mais recentemente, nas Filipinas. A companhia tem 39 instalações de engarrafamento na América Latina e 23 nas Filipinas e atende a mais de 2,7 milhões de estabelecimentos nesses dez países. No Brasil, a empresa opera há dez anos por meio da Coca-Cola FEMSA Brasil e está presente nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Região Serrana do Rio de Janeiro.