quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Armazém Ervadoce: clientes que aderiram ao programa de fidelidade compram 78% a mais do que as não participantes

Implantado em fevereiro deste ano, Fidelidade Armazém, programa desenvolvido pela Marka, já cadastrou quase 11 mil clientes. Programa foi estratégia para diferenciar-se da concorrência, muito acirrada no varejo de moda feminina

No varejo, quem trabalha com moda feminina enfrenta forte concorrência. Atrair a atenção das clientes, a cada estação, é um grande desafio. Diante deste cenário, a Armazém Ervadoce – que tem como foco as mulheres que gostam de um estilo casual e discreto – decidiu criar um programa de fidelidade, incumbência repassada à especialista no assunto, a Marka Fidelização e Relacionamento.

Segundo a gerente financeira da Armazém Ervadoce, Carolina Yu Wei Wang Gordon, o Fidelidade Armazém tem incentivado as mais de 10 mil clientes cadastradas a voltar à loja. “São três categorias de créditos acumulativos, que variam de 4% a 11%. Depende da quantidade de peças adquiridas e também de quantas vezes o cliente compra em um período pré-estabelecido”, explica. “O programa ainda oferece créditos na primeira compra, estimulando a adesão. Isso garante não apenas que a cliente retorne à loja como que compre mais peças a cada visita”.



A estratégia vem dando certo. O ticket médio dos fidelizados é 78% maior do que dos clientes que não aderiram ao programa. Eles também compram 58% mais peças e, no momento de resgatar seus créditos, gastam um valor quatro vezes maior do que o que tinham acumulado.

Linguagem sutil – Além dos resultados citados, Carolina relata que o Fidelidade Armazém tem feito com que as clientes se identifiquem mais com a marca. “A participação é bem ativa. Pouquíssimas clientes não resgatam seus créditos”, conta.

Marcelo Cristiano Gonçalves, sócio-diretor da Marka Fidelização e Relacionamento, reforça que programa permitiu que a Armazém Ervadoce compusesse um banco de dados com o perfil de cada cliente. “Assim, será possível realizar campanhas específicas e personalizadas.

Como o público do programa é mais seleto e formado apenas por mulheres, não é tão ‘agressivo’. “Preferimos optar por uma estratégia mais sutil, porém eficaz”, explica Gonçalves, citando mais um índice que comprova que o caminho deu certo: “Mais de 85% dos clientes que compram participam do programa, isto comprova a boa aceitação e o engajamento das funcionárias que são treinadas periódicamente e acompanham os indicadores gerados pelo programa.

Mais sobre o programa de Fidelidade Armazém

Ativação do projeto: fevereiro de 2013
Clientes cadastrados até o momento: 10500
Ticket Médio da cliente fidelizada: 78% maior que do não participante
P.A. (peças por atendimento): 58% maior nas transações de clientes Fidelidade do que de cliente não participante
Preço médio das peças compradas pelos clientes Fidelidade: 7% maior do que de cliente não participante
Venda vinculada ao resgate: em média 408% a mais, ou seja, o valor da compra é quatro vezes maior que o valor resgatado