sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Rio de Janeiro ganha quatro unidades da Loja das Torcidas neste mês

Shopping Sulacap, Norte Shopping, Via Brasil e Boulevard Rio Shopping são os pontos de inauguração da rede que tem agitado o mercado de franquias

Às vésperas dos grandes eventos esportivos que acontecem no Brasil, como a Copa do Mundo, já em 2014, investidores do Rio de Janeiro, uma das cidades que sediará os eventos, apostam em um novo ramo de franquia que combina muito bem com a área esportiva: a Loja das Torcidas. Só neste mês de outubro, quatro unidades serão inauguradas na capital fluminense: Shopping Sulacap, no dia 25, Boulevard Rio Shopping, no dia 28, Norte Shopping, no dia 30, e Via Brasil, no dia 31.



Nascida em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, no final de 2012, a Loja das Torcidas oferece produtos licenciados e souvernirs temáticos relacionados ao futebol e seus times, além de diversas opções de presentes como camisas, sandálias, canecas, almofadas, abridores, adesivos, etc. Com apenas seis meses de funcionamento, a loja teve as expectativas superadas fazendo com que o negócio adentrasse ao mundo do franchising, atraindo a atenção de investidores.

A identificação com o futebol é o maior fator motivador dos empresários. Rafael Braga Batista, 32 anos, já tinha a ideia de abrir uma franquia e após participar de algumas palestras e ouvir conselhos de quem conhece bem o ramo do franchising, chegou a conclusão de que tinha que escolher algo voltado para aquilo que gostava: “nada melhor do que futebol”, afirma. Em um espaço de 20m², a loja de Batista será inaugurada junto com o Shopping Sulacap e promete ser um sucesso.

Formado em Direito, Paulo Roberto Braga, 29 anos, deixou a advocacia de lado para investir em algo que realmente gosta. “Sempre adorei futebol, gosto bastante de ver diversos campeonatos ao redor do mundo e conheço muito bem os times”, diz. Com relação à concorrência, acredita que não terá problemas, já que o foco do negócio está ligado aos souvenirs, “diferente da maioria das lojas de esporte que oferecem apenas vestimentas e artigos da fornecedora oficial de material esportivo”, completa o empresário.

Mario Augusto Silva da Fonseca, 39 anos, e Silvia Puget da Fonseca, 35 anos, optaram pela segunda modalidade oferecida pela rede: o quiosque. De acordo com os sócios, a oportunidade de investir em um negócio promissor aliada à paixão de Mário pelo futebol, foi o que os atraiu à Loja das Torcidas. Em uma cidade que respira futebol, a expectativa é grande, principalmente com relação aos torcedores dos times da casa: Flamengo, Vasco, Fluminense e Botafogo.

Samadhi Muller, diretor da rede, também acredita no potencial do Rio de Janeiro com relação à Loja das Torcidas. Para ele, a maior confirmação do bom momento da cidade para o negócio são as inaugurações das novas unidades, comercializadas antes mesmo de eles participarem da Rio Franchising 2013, onde apresentariam a rede a um bom número de investidores.

“Com dois modelos de negócios, loja e quiosque, a Loja das Torcidas tem agradado tanto investidores quanto clientes e a nossa expectativa para o Rio de Janeiro é de que ao menos 20 lojas estejam em funcionamento em 2014”, revela.

O franqueado do Shopping Via Brasil, Alexandre Gonçalves Giffoni, também está bastante entusiasmado. “Escolhemos a Loja das Torcidas por acreditar no potencial das pessoas envolvidas e no tipo de produto que mexe com a emoção do cliente”, diz. Localizado no bairro Irajá, zona norte do Rio de Janeiro, o Via Brasil foi inaugurado recentemente com a finalidade de atender uma área, até então carente de shopping, onde circulam cerca de 1 milhão de habitantes. “Tudo isso nos leva a crer no sucesso da unidade somado ao crescimento do shopping e da marca”, ressalta.

Daniel Guimarães, também diretor da rede, avalia que o fato da cidade consumir produtos relacionados ao futebol com intensidade foi um dos fatores que levou investidores interessados nas franquias a olharem o negócio de outra maneira. “De acordo com nossa experiência e pesquisas, tínhamos certeza de que a Loja das Torcidas seria bem absorvida pelos cariocas que amam e consomem tanto o futebol”, afirma.

Lançada em junho, na Feira de Franquias de São Paulo, a rede já comercializou 13 unidades em diferentes estados brasileiros. Guimarães faz questão de ressaltar que a rede só chegou onde está devido ao trabalho realizado em equipe e pelas parcerias conquistadas e aponta ainda que mais três unidades devem ser inauguradas nos próximos meses no Rio de Janeiro.

O empresário aposta que o ano de 2014 será um momento único para todos que, direta ou indiretamente, vão ganhar com a Copa do Mundo no Brasil, “Os números vão ser impressionantes, sem contar que estaremos mais preparados para as Olimpíadas já em 2016”, conclui.