sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Fórum de Shopping Centers debate o novo desenho do varejo brasileiro


"Precisamos reacender a confiança dos executivos do País. Já tivemos outros momentos de crises superados", disse Marcos Gouvêa de Souza, presidente do LIDE Comércio e da GS&MD, na abertura do 2º Fórum Brasileiro de Shopping Centers, ocorrido nessa quinta (26/02/2015), no Hotel Grand Hyatt. Promovido pelo LIDE e pelo LIDE COMÉRCIO, o evento recebeu 320 empresários do segmento para debater os desafios do crescimento do setor no Brasil.

João Doria Jr., presidente do LIDE, também reforçou o otimismo com relação ao desempenho de toda a cadeia do varejo: "há um ambiente que nos permite transformar a crise em oportunidade. Precisamos promover uma agenda construtiva para o setor varejista". Já o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, lembrou que o setor de shopping centers aquece a economia ao gerar emprego, renda e alavancar o setor de infraestrutura e logística.

Mas não só as reflexões sobre os desafios econômicos do cenário atual foram compartilhadas. Entre as tendências apresentadas para o setor, Bernardo Fort-Brescia, fundador da Arquitectonica, falou do design de centros comerciais, que valoriza a integração entre espaço urbano exterior. Mais uma vez, o shopping como espaço de convivência aparece como forte tendência.

Inclusão digital, convergência de preços, pressões inflacionárias, rigor na formalização da atividade e a entrada de novos players no mercado brasileiro são alguns dos fatores que configuram o atual varejo brasileiro, segundo Edson Kawabata, diretor de Estratégia e Desenvolvimento do Grupo Pão de Açúcar - que fechou o ciclo de palestra do 2º FÓRUM BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS.

Gouvêa de Souza finalizou o evento sugerindo um diálogo entre os segmentos de varejo, serviços e shopping centers para a busca de novos caminhos, que certamente trarão melhor competitividade, desemprenho e oportunidades.

Ao final, foi entregue o PRÊMIO LIDE SHOPPING CENTERS 2015 às empresas que se destacaram no ano passado, nas seguintes categorias: "Arquitetura e Design", "Comunicação Promocional", "Destaque Digital", Destaque em Marketing", "Destaque em Outros Formatos", "Eficácia Operacional", "Excelência em Tenant Mix", "Lojas Destaque em Shopping Centers", "Relacionamento com Lojistas" e "Serviços Especializados".

Com apoio institucional da ABRASCE – Associação Brasileira de Shopping Centers e GS&MD, o 2º FÓRUM BRASILEIRO DE SHOPPING CENTERS conta com patrocínio da ATHIÉ WOHNRATH e EMBRASE. Participação da CINÉPOLIS e REDE RECORD. Colaboração da AD SHOPPING, AD MALL, ALMEIDA JUNIOR, GOULART E COLEPICOLO ADVOGADOS e SOKS. CASTILHO E MONTANO COMMUNICATION HOUSE, DELONGHI, ECCAPLAN, F&Q BRASIL, FORMAG'S, GRUPO COMPANHIA, NUTTY BAVARIAN, RODOBENS e VIFRAN são fornecedores oficiais. BAND AM e BAND NEWS FM, PR NEWSWIRE, REDE RECORD, REVISTA LIDE e TV LIDE são mídia partners.