terça-feira, 18 de agosto de 2015

Inadimplência com cheques bate recorde histórico em julho

O percentual de devoluções de cheques pela segunda vez por insuficiência de fundos foi de 2,29% em julho de 2015, revela o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos. É o número o mais alto para um mês de julho desde que a série foi criada, em 1991, superando a inadimplência de 2,24% observada em julho do ano passado.

Considerando os sete primeiros meses do ano, o percentual de devolução de cheques sem fundos foi de 2,20% o segundo maior atingido nos sete primeiros meses de um ano, desde o início do levantamento. O primeiro foi entre janeiro e julho de 2009, quando o índice de devoluções pela segunda vez por falta de fundo chegou a 2,29%. No mesmo período do ano passado, o percentual ficou em 2,11%.


De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento das taxas de desemprego perante a atual conjuntura marcada por recessão econômica, aumento da inflação e dos juros, está impondo sérias dificuldades aos consumidores honrarem seus pagamentos. Assim, aumenta-se a incidência dos cheques que acabam sendo devolvidos pela segunda vez por falta de fundos.

Nos Estados e regiões

Após o processo de revisão efetuado pelo Banco Central sobre as estatísticas de cheques compensados nos estados, iniciado em setembro de 2014, retornaremos à publicação do ranking da inadimplência estadual sobre cheques assim que as informações estiverem disponíveis.

A série histórica deste indicador está disponível em
http://www.serasaexperian.com.br/release/indicadores/cheques_devolvidos.htm