segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Uma história de superação, coragem e empreendedorismo

“Empreender é viver – a trajetória de Alencar Burti” (Editora Gente), 37º livro do jornalista e escritor Ricardo Viveiros, será lançado em 31 de outubro, às 19 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo. Haverá sessão de autógrafos do autor e do biografado.

No prefácio da obra, o professor José Pastore, da Universidade de São Paulo, observa que, “em boa hora, Ricardo Viveiros decidiu escrever esta bela biografia. E escolheu o homem certo para o momento atual, quando nos ressentimos de pessoas que trabalham com amor ao País e orientadas pela conduta de austeridade e respeito às leis e à Constituição”. De fato, salienta Viveiros, Alencar Burti “é dessas pessoas cujo aniversário deveria ser comemorado como feriado nacional, porque elas são as que vivem, criam e realizam algo além de seus interesses e beneficiam todos com sua inteligência, coragem, talento e brilho”.

Alencar Burti, empresário de sucesso, é presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), além de integrar conselhos de mais de uma dezena de entidades empresariais, assistenciais e filantrópicas. Tudo isso, sem deixar de participar ativamente do comando de seus próprios negócios. Começou a trabalhar ainda adolescente no setor de joalheria. Depois, dentre outras atividades, passou para o ramo de automóveis. Tornou-se um destacado líder empresarial. Fundou a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) e tem ativa atuação no associativismo. Também teve presença marcante na presidência do Sebrae-SP.

“Mostramos no livro toda essa trajetória vitoriosa”, enfatiza Viveiros, ressaltando: “Burti é um empreendedor nato. Um gerador de felicidade coletiva. Um homem que vive produzindo, sempre com criatividade, ética e eficiência, a partir da consciência de que não somos apenas peças isoladas de uma grande e complexa engrenagem. Ele descobriu, desde bem cedo e da maneira mais dura, que é preciso viver em perfeita harmonia com o próximo. Que a solidão não é boa companheira. Para ele, o que vale é ser responsável por si mesmo e pelo próximo, aprender sempre, ter paixão pela vida e trabalhar para todos. Unir para progredir. Fazer e comandar grandes coisas”.

O jornalista lembra ter entrevistado Alencar Burti muitas vezes quando foi repórter em diferentes meios e veículos de comunicação. “Ele é um personagem muito especial. Por isso, nasceu este livro, que registra para a eternidade seu digno exemplo de que viver vale a pena, quando — como ele fez, faz e seguirá fazendo — o olhar ultrapassa o aparente limite de si mesmo e viaja, nas asas do vento, fazendo o bem mundo afora, gerando felicidade”.

No posfácio do livro, Romeu Chap Chap, uma das principais lideranças do setor imobiliário nacional e membro do Núcleo de Altos Temas (NAT) do Secovi-SP – Sindicato da Habitação, salienta: “Alencar Burti é daquelas pessoas que a gente quer sempre ter por perto. Ele é o cara. Dono de um otimismo irreversível (se não incompreensível), está sempre pronto para estender-lhe a mão com um sorriso nos olhos”.

O autor

Ricardo Viveiros, jornalista e escritor, que completa 51 anos de carreira em 2016, nasceu no Rio de Janeiro em 1950, mas vive em São Paulo desde 1976.

Viveiros trabalhou em jornais, revistas, rádios, TVs e agências de notícias, conquistou importantes prêmios, no Brasil e no exterior, dentre eles o da ONU, no Ano Internacional da Paz (1986), por um conjunto de matérias sobre direitos humanos, e duas vezes o Esso de Jornalismo (em equipe). É articulista em importantes jornais e revistas, nacionais e internacionais.

Foi, por oito anos, Jornalista-Chefe da Assessoria de Comunicação da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP-CIESP) e Diretor de Redação da Revista da Indústria. É presidente da Ricardo Viveiros & Associados – Oficina de Comunicação (RV&A), agência de Jornalismo Institucional que fundou há 29 anos e que está entre as maiores e mais respeitadas do País.

Ricardo Viveiros, que tem o título de “Notório Saber”, em nível de doutorado, pela Universidade Mackenzie, é membro do Conselho Consultivo da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Integra, também, o Conselho Científico do Portal CBC – Cartografia do Brasileirismo Comunicacional, canal de difusão cognitiva e divulgação acadêmica mantido pela Cátedra UNESCO-UMESP de Comunicação e POSCOM / Escola de Comunicação, Educação e Humanidades da UME-SP, em parceria com Intercom / Confibercom / Alaic / Ciespal.

Viveiros escreveu 37 livros em diferentes gêneros, como biografias, poesia, reportagem, comunicação, história, artes plásticas, crônicas e infantojuvenis. Vários de seus títulos conquistaram prêmios e alcançaram muitas edições, alguns foram traduzidos para o inglês, espanhol, alemão e italiano.

Editora Gente

Fundada em 17 de maio de 1984, a empresa ocupa espaço destacado no mercado editorial, sendo reconhecida por seu profissionalismo e como organização, inovadora e dinâmica. Seu maior objetivo é contribuir para o desenvolvimento humano. Por isso, dedica-se a três linhas editoriais: autoajuda, educação e gestão. A primeira, mais abrangente, abriga temas como espiritualidade, bem-estar, relacionamento, sexualidade, saúde, comportamento e finanças pessoais. A segunda aborda assuntos que atendem aos interesses de pais, professores e pedagogos. A terceira trata de carreiras, negócios, administração e RH.

A Editora Gente está presente nos principais eventos do calendário literário nacional. Com frequência, busca novidades em feiras internacionais. Seus livros ultrapassam as fronteiras do Brasil. Muitos deles já foram publicados em diversos países.

Depoimentos

“Alencar Burti é um empresário. Portanto, é um ser que cuida dos seus empreendimentos, mas que não esquece que faz parte da sociedade e que só pode estar bem se a sociedade estiver bem”.- ProfessorAntonio Delfim Netto

“É admirável a postura firme de Alencar Burti na defesa de reformas fundamentais para abrir caminho ao progresso do Brasil. Sua firme crença na democracia, na conciliação e no diálogo, como pressupostos para a construção de um País justo e próspero, é inspiração para todas as pessoas que acreditam e tem fé no Brasil”. - Lázaro de Mello Brandão, presidente do Conselho de Administração do Bradesco.

“Ele é leal, solidário, simples e grande executor de todas as fainas em que se envolveu, seu perfil é o de um realizador feliz. Feliz consigo mesmo e com a sua obra”. - Mario Garnero, fundador e CEO da Garnero Group Acquisition Company

“Alencar Burti foi predestinado a desenvolver um trabalho efetivo em benefício dos brasileiros. Podemos dizer que conduziu a luta pelo empreendedorismo. Aos 83 anos, ele tornou-se o grande defensor da ética e da responsabilidade empresarial para a constituição de uma sociedade mais humana e justa.” - Abram Szajman, presidente da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FecomercioSP).

“Alencar Burti sempre foi um ser humano sensível, bem humorado e confiável”. - Jurista Eros Grau

SERVIÇO:

Título: “Empreender é viver – a trajetória de Alencar Burti”.
Autor: Ricardo Viveiros.
Editora: Gente.
Total de páginas: 192.
Preço: R$ 44,90.
Lançamento: 31 de outubro de 2016, às 19 horas, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, à Av. Juscelino Kubitschek, Nº 2.041, Itaim Bibi, São Paulo - SP.