sábado, 14 de janeiro de 2017

Comércio tem queda de 6,6% e calçadista cresce com investimentos.

Bibi cresce 11% em faturamento em 2016 em relação ao ano anterior e apresenta ótimas expectativas frente ao setor calçadista para 2017

Fundada em 1949, em Parobé no Rio Grande do Sul, a Calçados Bibi é pioneira e referência no segmento de calçados infantis no Brasil. Em 2016 a empresa obteve, até novembro, um crescimento de 11% em faturamento em relação a 2015. A marca está presente em mais de 65 países nos cinco continentes e, no mercado internacional, alcançou um crescimento de mais de 6%. Outro desenvolvimento de destaque é o e-commerce Bibi, que teve uma ampliação de 67% em relação ao ano passado. No âmbito nacional, A Bibi pode ser encontrada em mais de 3.500 multimarcas. Desde 2007, a empresa iniciou seu projeto de franquias e hoje conta com 87 lojas nas principais cidades e capitais brasileiras, sendo 70 franquias, 16 lojas próprias e um e-commerce www.bibi.com.br. Em 2016 foram inauguradas 14 lojas e para 2017 a marca prevê um crescimento para 110 lojas, sendo que uma delas será aberta em Córdoba, na Argentina.


Estes números são conquistas das diversas estratégias de mercado, de marketing e projetos de inovação que a Bibi realizou durante 2016, como melhorias e avanços tecnológicos, novo visual merchandising e identidade visual, novo modelo de negócios e slogan “Pra criança ser criança”. Um dos produtos que nasceu desses investimentos foi o modelo “CLIQU3-SE Colors”, lançando em novembro, a comercialização do produto atrelada ao Black Friday rendeu um aumento de 55% nas vendas comparado ao mesmo período do ano anterior. Também, a calçadista implantou as plataformas EAD (Ensino à Distância), Analista de Estoque, DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício) e Contador de Fluxo, foram pensadas de forma tática para obter melhores desempenhos e oferecer total suporte ao público interno, externo e stakeholders da marca. Ainda, foi lançado um novo formato de franquia chamado de Bibi Fit, que são lojas com espaços médios entre 30 e 40 m² com previsão de um investimento inicial entre R$ 250 e R$ 300 mil, montante 50% menor em comparação a uma unidade padrão e é um modelo de empreendimento com alto retorno de capital.

A Bibi também é reconhecidamente uma empresa que se preocupa com a saúde dos pés das crianças e se tornou a primeira empresa do segmento a ser certificada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e Ortopedia. O que se deve ao pioneirismo em pesquisas e a estudos científicos para chegar a um calçado totalmente confortável e seguro. Deste modo a empresa cunhou o conceito de calçados anatômicos que respeita a forma natural do pé e o deixa crescer livremente. E o de calçados fisiológicos, que proporcionam a sensação de andar descalço. Essa tecnologia exclusiva recebeu o nome de Fisioflex Bibi e é hoje um dos principais diferenciais da marca.

Outra característica que atesta o compromisso da empresa com o futuro das crianças está na sua parceria com o IBTeC (Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçados e Artefatos) para monitorar toda a cadeia de matérias-primas e utilizar somente materiais que estão de acordo com os padrões internacionais quanto a substâncias tóxicas. É uma atitude que assegura o desenvolvimento saudável das crianças e a tranquilidade das mães e dos pais.

Como parte da evolução da marca, a Bibi conquistou diversos prêmios durante o ano. O Prêmio cinco estrelas entre as 77 melhores franquias do Brasil, com base no ranking de pesquisa em 12 setores de atuação, realizado pelo Serasa Experian, sendo que no setor calçadista, a marca ocupou o segundo lugar e no ranking geral a sétima posição; pelo quarto ano consecutivo, o Selo de Excelência em Franchising (SEF) 2016, e também o Prêmio Destaque Franchising na categoria sustentabilidade com o tema “Calçado brasileiro não tóxico”, ambos realizados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF); o prêmio de Destaque Mercadológico na categoria qualitativa de “Top de Marketing e Vendas ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil)”; e o prêmio Melhores do Ano de 2016 de pesquisa popular como empresa destaque em Cruz das Almas/BA.

MARCA SELO OURO DE SUSTENTABILIDADE

A preocupação com a sustentabilidade faz parte do DNA da Bibi. A marca se orgulha por suas atitudes junto ao meio ambiente, ao mercado brasileiro e à sociedade, levando em conta quesitos como gasto de energia, nível de poluição, descarte de resíduos, não utilização de substâncias tóxicas e relação com funcionários e comunidade.

Em dezembro de 2016, a Bibi conquistou o Selo Ouro de Sustentabilidade. É a primeira calçadista a receber esta certificação, que atesta o compromisso com as boas práticas nos processos industriais, bem como o desenvolvimento de ações em sintonia com os pilares Econômico, Ambiental e Social estabelecidos pelo programa Origem Sustentável, promovido pela Abicalçados e a Assintecal com apoio da USP (Universidade de São Paulo) e do MIT (Massachusetts Institute of Technology). A Bibi já recebeu o Selo Prata em 2014 e de Bronze em 2013 e segue dando continuidade às ações sustentáveis para conquistar o selo na categoria Diamante.

Vários movimentos da Bibi expressam a responsabilidade social da empresa no cenário nacional. Um deles é a Fábrica de Talentos, programa que, em parceria com o SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), qualifica profissionalmente jovens com idade entre 16 e 20 anos. O programa é realizado nas fábricas em Parobé (RS) e em Cruz das Almas (BA). Anualmente, 56 jovens, em média, são capacitados para os desafios da vida, trazendo uma visão de empresa, de planejamento familiar e financeiro e de ética, assim como o ofício de desenvolvimento e produção de calçados. Muitos desses novos talentos são recrutados e passam a integrar o time oficial da calçadista.

Para preservar a relação com seus colaboradores, fornecedores, clientes e parceiros, a Bibi tem seu próprio Código de Conduta, visando sempre a ética, a transparência, a agilidade e o bom convívio. O material mostra os valores, as responsabilidades, a missão e todos os propósitos da marca junto aos públicos interno e externo.

No segmento da educação, a Bibi distribui gratuitamente a Cartilha Financeira aos colaboradores e aos alunos da rede municipal de ensino da comunidade, trazendo noções de educação financeira. O material faz parte da parceria entre Secretaria Municipal de Educação (SMED) e o Rotary Club. Além de destacar a importância do planejamento e da disciplina financeira, a cartilha foca na racionalização de gastos, apresentando tabelas para cálculos de orçamentos e sugestões de listas de compras.

A Bibi é uma empresa comprometida com o respeito à infância e à sustentabilidade e que leva seus valores aos mercados mais competitivos do mundo, assim construindo uma marca global de desejo.