sábado, 28 de janeiro de 2017

Varejo de moda avança no combate ao trabalho análogo ao escravo

Importante debate acerca do tema foi realizado no I Simpósio Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo, promovido pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania


O Programa de Certificação de Fornecedores-ABVTEX, uma iniciativa da ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) e dos varejistas de moda associados à entidade de combate ao uso do trabalho análogo ao escravo na cadeia de fornecimento, foi um dos destaques do I Simpósio Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo, realizado hoje (27), pela Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, por meio do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – NEPT, e da Comissão Estadual para Erradicação do Trabalho Escravo - COETRAE/SP.

O objetivo do evento foi debater os avanços, perspectivas e desafios para a erradicação do trabalho escravo no Brasil, integrando a Semana Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo, que termina sábado, 28, data em que se comemora o "Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo".

Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX, apresentou os resultados do Programa, lançado em 2010, e reconhecido como um importante esforço setorial com o objetivo de ajudar as empresas signatárias a monitorar e qualificar, de maneira estruturada e integrada, a cadeia de fornecedores e subcontratados. No painel “Moda e sustentabilidade: o Selo ABVTEX como fator de transformação do setor de confecções na melhoria das condições de trabalho” foram abordados os resultados quantitativos e qualitativos dos seis anos do Programa.

A ABVTEX revelou números que impressionam pela magnitude. Em 2016, foram 4.112 empresas certificadas, sendo 1.194 fornecedores e 2.918 subcontratados. Estas empresas certificadas são originárias de 681 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 277 mil trabalhadores diretos na produção. Desde 2010, a ABVTEX registrou um total de 19.718 auditorias realizadas. Somente em 2016, foram realizadas 5.005 auditorias.

“Este é um esforço conjunto da ABVTEX e de seus associados para promover o fornecimento responsável na cadeia de produtos de moda do País. A cadeia de confecções no Brasil é uma das mais complexas no mundo, já que envolve 30 mil empresas, sendo que 97% são micro e pequenas empresas com até 99 funcionários e que produzem mais de 6 bilhões de peças/ano”, afirmou Lima.

A iniciativa da ABVTEX vem criando um novo ambiente nos aspectos de sustentabilidade e responsabilidade social entre o varejo e seus fornecedores, em benefício de toda a cadeia formada pelas redes de varejo, fornecedores e um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com a forma com que são produzidas as peças de roupa e calçados que utiliza.

Do ponto de vista das confecções e oficinas certificadas, o Programa promove, segundo pesquisa realizada pela ABVTEX, a mitigação de riscos de passivos trabalhistas; melhoria no ambiente de trabalho e redução de acidentes, o que diminui o absenteísmo; e maior motivação e retenção de trabalhadores.

Os empresários da indústria de confecção observam que o aumento de produtividade e qualidade de produto garante o retorno positivo dos investimentos para a certificação; percebem avanços significativos e fundamentais para a sustentabilidade dos seus negócios; e melhoria no relacionamento com os varejistas. A maioria reconhece os valores atrelados à iniciativa do varejo e afirma que recomenda a certificação a outras empresas do setor.

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil) reúne as mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais, representando 50 marcas, que comercializam vestuário, calçados, bolsas e acessórios de moda, além de cama, mesa e banho.