quinta-feira, 3 de agosto de 2017

5 dicas de como preparar sua loja virtual para vender mais no Dia dos Pais


O Dia dos Pais 2017 está entre as datas comemorativas mais importantes para o comércio eletrônico brasileiro, sendo superada apenas por ocasiões como o Natal e a Black Friday. Em 2016 a data movimentou R$ 1,76 bilhão em vendas e a projeção é de que esse desempenho seja superior neste ano.

Para aproveitar esse pico de demanda, leia a seguir 5 dicas de Tiago Dalvi, CEO do Olist (olist.com), comunidade online que reúne e conecta micro e pequenos lojistas aos grandes marketplaces brasileiros, que fazem toda a diferença na preparação da sua loja virtual para as vendas do Dia dos Pais:

1- Escolha produtos com potencial de vendas

Oferecer lembrancinhas já não é o melhor modo de agradar os pais. Em 2016 o ticket médio (gasto médio) dos produtos vendidos pelo e-commerce na ocasião foi de R$ 441, conforme a E-bit.

Entre os presentes mais populares do período estão os eletrônicos. Itens como notebooks, câmeras digitais, celulares, tablets e mp3 players ocupam o topo do ranking de produtos mais vendidos em 2015, apontou uma pesquisa realizada pelo Mercado Livre. Em 2016, itens como tênis, barbeador elétrico e relógios foram os mais procurados.

E como é comum na maioria das compras, os consumidores iniciam a jornada procurando informações e comparando preços.

Um estudo divulgado pelo Google indica que nos primeiros dias de agosto cresce o fluxo nas categorias de varejo, com destaque para smartphones e calçados esportivos.

Com base nessas informações, a melhor estratégia é reforçar o estoque desses produtos e, ao mesmo tempo, oferecer preços competitivos ou descontos.

2- Prepare a loja para o aumento na demanda

Não é possível prever a demanda do seu negócio com exatidão, mas um bom planejamento pode fazer toda a diferença. Se a loja online está no ar há mais de um ano, vale verificar o histórico de pedidos dos anos anteriores para usar como uma referência.

Com base nessas informações é possível reforçar o estoque, comprando um volume maior de produtos. Isso permite uma negociação antecipada com os fornecedores, aumentando as chances de êxito. Também é possível preparar e ampliar a equipe de apoio para dar conta do aumento no número de pedidos, agilizando o preparo e envio das encomendas.

3- Faça uma seleção criteriosa de fornecedores

As compras realizadas no período de Dia dos Pais possuem uma forte carga emocional, já que se trata de um item que será dado como presente. Se o consumidor enfrentar algum tipo de problema, toda a frustração será projetada sobre a loja, prejudicando a reputação da marca. Isso exige do lojista uma postura mais criteriosa junto aos fornecedores para evitar falhas.

Em primeiro lugar, é necessário vender apenas produtos com alta qualidade. Deste modo evitam-se problemas como quebras e avarias ou mesmo a devolução do produto. Também vale a pena apostar em itens com um bom período de garantia. Isso deixa o consumidor mais confiante para finalizar a compra.

4- Escolha os melhores canais de venda

Na hora de fazer as compras de Dia dos Pais, a maior parte dos consumidores procura produtos nos sites das grandes redes varejistas. Isso gera uma oportunidade valiosa para os lojistas que aproveitam o potencial dos marketplaces.

Apostar nesse canal de venda cria a oportunidade de ampliar a abrangência geográfica do negócio, expondo os produtos para um número maior de clientes. Além disso, a venda nos marketplaces apresenta diversas vantagens que favorecem a gestão e o aumento do faturamento nas vendas online.

5- Envie os produtos dentro do prazo

As compras de Dia dos Pais têm data certa para entrega, portanto os atrasos são intoleráveis. O lojista precisa monitorar constantemente os pedidos, fazendo o embalo e despacho rapidamente. Os prazos de entrega também precisam ser realistas, de modo a não gerar frustração para o cliente. Caso algum problema aconteça, é importante comunicar o cliente rapidamente, apostando na transparência.

Também vale a pena apostar no overdelivering, oferecendo algum brinde ou vantagem, como uma mensagem personalizada ou um cupom de desconto. Isso ajuda a sustentar a reputação da loja.

Gostou dessa dica? Quer saber mais sobre quantos são, onde estão e como operam os lojistas que vendem em marketplaces? Visite o blog Universo Marketplace (https://blog.olist.com), e aproveite para participar da pesquisa Olist que irá traçar o perfil dos lojistas que utilizam os marketplaces como canais de vendas para seus produtos.

O estudo, que está no ar desde o dia 7 de julho no link http://bit.ly/2uJZieK, pretende chegar a um raio-x completo do setor.

Sobre o Olist

O Olist é uma comunidade online que conecta micro e pequenos vendedores a grandes varejistas. A solução permite que lojistas comercializem, de forma simples e rápida, seus produtos nos marketplaces dos maiores e-commerces do País e gerenciem seus produtos, estoque, preço, pedidos, entregas e pagamentos em apenas um lugar. Além da tecnologia necessária para a integração, o Olist oferece todo o apoio para que o varejista venda mais, auxiliando-o em aspectos de documentação, SAC, negociações, emissão de notas fiscais, etc.

A proposta do Olist, além de ser um grande descomplicador, é fortalecer e valorizar as qualidades das pequenas e médias empresas no Brasil. Para participar do Olist, o lojista deve preencher uma solicitação por meio do site olist.com.