quinta-feira, 12 de outubro de 2017

Pier-x lança novo modelo de negócio com uso da tecnologia

Espaço inédito de compartilhamento testa interação com cliente e descarta pagamento em dinheiro físico

O Shopping Iguatemi Porto Alegre, uma sociedade entre a Iguatemi, Ancar Ivanhoe, LGR Participações e Maiojama, abriu no dia 10 de outubro um espaço com conceito totalmente inovador. Em formado de lounge, o ambiente combina lançamentos de produtos, diversão, cultura, tecnologia e descarta o pagamento em dinheiro físico.




Chamado de Píer-X e com 534m², o espaço é a única plataforma multimarca com apenas um propósito no Brasil. Todos os produtos e serviços oferecidos no ambiente buscam trazer experiências inovadoras para os clientes e testar novos modelos de negócio através do conceito de marketplace phygital. A integração do online e offline permitirá que todas as transações financeiras no espaço sejam realizadas através de um único aplicativo sem qualquer intermediário, como vendedor ou garçom, em que o crédito deve ser inserido através de um ATM da Saque e Pague.

A iniciativa surgiu durante a edição da National Retail Federation (NRF), maior feira de varejo do mundo que acontece em Nova Iorque, quando Gustavo Schifino, presidente do Comitê de Ética da ABF, começou a desenhar o projeto junto com Evandro Ferrer, CEO da Ancar Ivanhoe. Os dois debatiam sobre o futuro do varejo, quando Schifino propôs uma solução ousada. Ferrer ajudou a fomentar a proposta e contribuiu com a sua experiência à frente de uma das maiores empreendedoras de shopping do país.

“A proposta, totalmente voltada para experiência, nasceu a partir da comunhão de uma mesma visão de futuro. Fazer o primeiro marketplace phigital com propósito do Brasil não seria possível sem o apoio dos sócios empreendimento, que ofereceu a condição necessária para pilotagem desse espaço de compartilhamento. Talvez estejamos falando dos primeiros passos de um quarto setor da economia: a experiência”, conta o empresário gaúcho.

Para Ferrer, esta é uma tentativa de testar novos modelos de interação entre o shopping center, lojistas e consumidores com as mudanças de comportamento das próximas gerações e a interferência da tecnologia no dia a dia. “O nosso objetivo era tirar do papel os insights que tivemos durante a NRF e colocá-los em prática com um modelo de negócio ousado e totalmente inovador. Só precisávamos encontrar o parceiro certo, que compartilhasse da mesma visão de futuro e que estivesse disposto a testar conosco. Inovar é isso. É estar aberto e experimentar sem ter medo de errar”, conclui.

Consumo Consciente

O Pier X também é pioneiro em outra questão importante. Será o primeiro bar de consumo consciente de álcool do Brasil. O perfil do consumidor será controlado pelo app, que proíbe a venda de cerveja para menores, sensibiliza motoristas e define um limite de consumo individual. Além disso, oferece estacionamento noturno grátis no shopping e desconto no Cabify para voltar pra casa e buscar o carro no dia seguinte.

A plataforma também pretende se tornar a maior doadora de três instituições de caridade da cidade através do projeto Garagem do Bem, que vai receber doações de instrumentos musicais, skate e pranchas, que ficarão expostas para serem adquiridas por outras pessoas. Por meio do app, as peças poderão ser compradas pelo valor que o comprador definir, que será doado para a instituição que ele escolher.

Programação

Além da exibição dos principais lançamentos de marcas importantes - como guitarras Fender, baterias Roland, coleção Andy Warhol by Billabong, Phanton by Hurley e Drop Boards -, o Pier X contará com restaurante operado pela Bendita Horta, bar, galeria de arte, Escolas de Yoga (Casa Bela Vista) e de Rock (School of Rock) e palco para shows. O espaço será mutável, de acordo com os ciclos naturais das estações do ano. De tempo em tempo, tudo muda - desde os produtos em exposição, passando pelas mostras, atrações culturais, ingredientes utilizados nos pratos, até a decoração do local.

Cada setor contará com um curador, especialista em sua área, e também os “helpers” para esclarecer dúvidas. Para que tudo funcione perfeitamente, a Claro/Net ainda disponibilizará 240 Mega de Internet Wi-Fi, maior banda larga de Porto Alegre.

Em formato semelhante a uma loja pop-up, o Píer-X tem data para acabar. O espaço deve encerrar suas atividades em dezembro de 2018.