quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Marca de cosméticos cria ponto de venda que estimula clientes por meio de experiências sensoriais

PDV interativo de distribuidora paranaense da Bio Extratus permite que consumidores testem produtos, experimentem novos visuais, tirem fotos e aprendam mais sobre o próprio cabelo

O que te faz consumir algum produto? Qual é a característica que te prende a ele e por que você volta a comprá-lo? O que pesa na sua escolha quando você possui várias marcas à disposição? Geralmente, simplesmente escolhemos e não paramos para pensar nos porquês disso. Mas repare no quanto os sentimentos e as emoções influenciam nas compras! Ter um produto de qualidade e um bom atendimento não são diferenciais, são requisitos básicos que, com o público consumidor cada vez mais veloz e exigente, precisam ganhar um “plus” para se destacarem.




É por isso que no antenado universo do varejo, uma palavra está em evidência: experiência. É nesse conceito que os especialistas da área acreditam que está a chave para fidelizar um cliente do século XXI. “Hoje o essencial é que o público saia da zona de conforto. Clientes leais surgem de experiências inesquecíveis. E se podemos escolher uma palavra que define bem esse momento é a interação. Quando o consumidor tem a oportunidade de testar, provar, visualizar, explorar e até mesmo saborear, ele consegue mudar sua percepção. Não existe propaganda melhor do que colocar seu cliente para viver uma experiência com a sua a marca. Quando você gera estímulos nas camadas mais profundas da consciência, o impacto da comunicação é absorvido mais facilmente”, explica a designer Luciana Braga.

Foi nessa união entre sensações e interatividade que a Bio Ativos, distribuidora dos cosméticos Bio Extratus para cerca de 140 municípios das regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Campos Gerais do Paraná, apostou. Focada em proporcionar uma experiência inovadora de compras, a empresa investiu em um ponto de venda em que o consumidor é quem dita as regras.

As promotoras de vendas continuam sendo importantes, mas nesse caso, quem passa pelo local não precisa ficar dependente de uma pessoa para entender o que é o produto e por que ele faz diferença. Em uma ilha posicionada dentro de um supermercado de Cascavel, no Paraná, a Bio Ativos criou quatro experiências diferentes num mesmo expositor:

1) Análise capilar interativa: A já tradicional análise capilar da marca Bio Extratus ganha uma nova “versão”, mais rápida, cômoda e tecnológica. Nesse ponto de venda, o cliente senta e interage com uma tela touch screen respondendo algumas questões sobre o seu tipo de cabelo. Ao final, o resultado vem na tela e ainda direto para o e-mail dele.

2) Selfie com mudança de visual: Para quem sempre quis experimentar visuais diferentes sem mudar definitivamente, a Bio Ativos pensou em um espaço que proporciona isso. Perucas ficam à disposição para que o cliente teste a diversidade de cabelos que pode ter: fios loiros, escuros, longos, curtinhos, clássicos, despojados... Dá ainda para complementar o visual com maquiagem e tirar uma foto com aquela luz poderosa de camarim e com plaquinhas engraçadas. Indiretamente, a mensagem remete a produtos Bio Extratus que são ideais para cada tipo de cabelo representado pelas perucas. Posteriormente estas fotos ficam salvas e o cliente poderá encontrar sua foto nas redes sociais da marca.

3) Teste de produtos: boa parte da ilha é destinada para que o público sinta o “DNA” da marca. De um dos lados, existe um ambiente que remete à natureza e mostra a preocupação socioambiental da empresa. Esse espaço também permite experimentação por meio do “Spa das Mãos”, produtos que o cliente pode usar na hora para lavar, esfoliar e hidratar as mãos.

4) Vídeo “conversa”: De um jeito convidativo, uma garota aparece em um vídeo explicando quais linhas Bio Extratus são indicadas para cada tipo de cabelo, informando de forma descontraída.

Quem visita o espaço também pode aproveitar para carregar o celular em um dos dois conectores USB e, enquanto isso, visualiza figuras ilustrativas que demonstram a consciência ecológica da marca e reforçam o fato de que ela não testa seus cosméticos em animais.

Além disso, a ilha conta ainda com um nebulizador de ambientes que dispara automaticamente uma das fragrâncias dos produtos. Ou seja, o cliente sente literalmente o "cheiro da Bio Extratus" no ar!

E enquanto os adultos experimentam a novidade, as crianças também podem se divertir em um Espaço Kids cheio de interatividade: quadro negro para desenhar, giz de cera, massinha de modelar, brinquedos e até uma amarelinha bem colorida estimulam os pequenos a brincarem em frente ao PDV que é todo decorado com a linha infantil da marca e com o personagem Menino Maluquinho. “Nós estamos valorizando mais a subjetividade na decisão de compra. Ou seja, adquirimos aqueles produtos que representam mais para gente do que apenas o seu valor de uso e que de alguma forma nos conectam com nossos valores pessoais e sociais”, comenta a designer responsável pelo projeto do ponto de venda.

A empresa

A Bio Ativos, distribuidora de cosméticos Bio Extratus, nasceu em 2005, em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. Em dois anos de operação, houve a necessidade de crescer e melhorar a logística. Então, foi criada a sede de Cascavel, no Oeste do estado, em 2007, que com estrutura administrativa e estoque, agilizou o atendimento em outras cidades.

Também em 2007, foi a primeira distribuidora de todo Sul do país a atingir a meta da fábrica. De 2010 a 2014 ocorreu a maior expansão: 75% de crescimento nas vendas nesse período, totalizando cerca de 700 mil frascos de produtos vendidos por ano.

Hoje, atende 140 municípios, contemplando as regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Oeste e Campos Gerais, com mais de 3.600 pontos de venda, entre salões de beleza, farmácias e drogarias, lojas de cosméticos, supermercados, entre outros. “Projetamos fortalecer a parceria com novas redes de farmácia e supermercados. Assim, acreditamos que podemos ter um crescimento de 25% nos próximos dois ou três anos”, planeja Letícia Fabian Barbosa, diretora comercial Bio Ativos.