terça-feira, 14 de agosto de 2018

Covabra apresenta nova marca

Visando o futuro, rede do interior paulista atualiza marca e lança propósito que valoriza o bem-estar a cada dia

“Atualizar a marca de uma empresa com 29 anos de história, requer muito estudo e foco nos objetivos. Queremos entender o movimento do nosso consumidor e o quanto devemos evoluir com ele. Esse propósito vai guiar nossa atuação mirando o futuro”, explica o diretor geral da Rede Covabra, Ronaldo dos Santos. O futuro do varejo é uma pauta constante nas discussões entre players do setor e entender o consumidor 4.0 tem sido o maior desafio deste mercado. Com vista nesse futuro, a Rede de Supermercados Covabra lança um propósito de atuação e apresenta sua nova marca, em consonância com os objetivos da empresa quanto à expansão, modernização e relacionamento com stakeholders.


Após pesquisas realizadas com clientes, colaboradores e fornecedores, e com embasamento em estudos sobre estes dados, a Troiano Branding – agência com 25 anos de experiência na construção de marcas – identificou os talentos do Covabra acerca de sua história, atendimento, mix de produtos, estrutura e organização, relacionamento com clientes e abrangência geográfica. Especialistas consultados pela Troiano identificaram três necessidades de mercado atuais: apetite por espaços de acolhimento, clamor por um equilíbrio em lugar de extremos e a necessidade de condução às escolhas mais corretas diante de tantas opções disponíveis. Com o cruzamento entre os talentos do Covabra e as necessidades de mercado, foi revelado o propósito da marca: Compartilhando bem-estar a cada encontro.

“Este propósito invoca a personalidade do Covabra como um guia para uma vida saudável, apresentando opções e orientação no dia a dia dos clientes. Demonstra o respeito aos momentos de indulgência de cada um, como ponto de equilíbrio entre o que precisa e o que deseja comer. Ele também ressignifica o momento de ir ao supermercado como uma oportunidade de se conectar com outras pessoas e consigo mesmo, criando uma experiência de compra agradável”, ressalta o executivo.

Especialista em projetos customizados para empresas de varejo, a Design Novarejo foi a responsável pela atualização do novo logo do Covabra, que tem o objetivo de sintetizar os valores e identidade da empresa. O símbolo, uma letra “C” estilizada com um shape arredondado e formado por três elementos verdes orgânicos, simboliza o perfil diverso e variado de atuação do Covabra, enquanto o desenho do símbolo transmite, pela sua construção multi-circular, o foco constante da marca em evoluir. As cores verdes são responsáveis por aplicar uma percepção de saudabilidade ao visual. O design da tipografia mescla um desenho legível e de ótima leitura, com um mood mais casual, transmitindo o espírito amigável da rede e a proximidade com o cliente.

Com 15 lojas no interior de São Paulo, a Rede Covabra estima um faturamento de R$ 1 bilhão em 2018 e se orgulha em atuar de modo mais intimista com seus clientes e acredita que esse detalhe ajudou a construir a reputação de qualidade e bom atendimento da rede: “Para nós, o bem-estar está ligado a detalhes do dia a dia, como o atendimento com sorriso no rosto, a manipulação de produtos com cuidado e atenção, a manutenção dos padrões de qualidade de modo a evidenciar os setores onde somos referência, como o FLV, padaria e açougue”, finaliza Ronaldo.

A percepção deste novo momento do Covabra vai ocorrer na próxima inauguração da rede, na cidade de Vinhedo/SP. A 16ª loja da rede, com previsão de abertura para setembro, já contará com a nova identidade visual, em um espaço de 2.220 m² e será localizada na região central da cidade.

Sobre o Covabra

A primeira loja da rede de Supermercados Covabra foi inaugurada em 1989, na cidade de Limeira, implantando um novo conceito de supermercados para a região na época. Foi pioneiro ao investir em tecnologia de leitores óticos em todos os seus caixas e, em 2017, a marca inaugurou seu primeiro Centro de Distribuição na cidade de Sumaré/SP, em um espaço de 13 mil metros quadrados de área construída. Hoje, a rede conta com 15 lojas e está presente em dez cidades do interior paulista (Campinas, Capivari, Itatiba, Itupeva, Jundiaí, Leme, Limeira, Pedreira, Pirassununga e Rio Claro), empregando mais de 2 mil funcionários.