quarta-feira, 22 de agosto de 2018

Qual o segredo do negócio?



Estou em processo de estudo para montar uma loja de material de construção. Há algum "segredo"? Me baseei em seu texto sobre as 4 categorias de loja e achei muito interessante. Me ajudou muito.

(Pergunta enviada por F.Cabral)

Prezada F.Cabral, tudo bem contigo?

Não há segredo, só barriga no balcão mesmo, e constantemente observando e evoluindo o negócio, de acordo com alguma alteração de comportamento de seu consumidor.

A melhor competência é de fato atender bem. É fácil simplificar o assunto falando apenas em promoção ou preço. Não é só isso. As empresas que mais crescem hoje nesse mercado são aquelas que estão oferecendo um mix diferenciado, "ONE STOP SHOP" para a casa, ou seja, tudo em um único lugar. Muito foco em decoração e itens para a casa, complementando a obra.

Mas isso não significa que você deve investir em decoração. Você tem que se tornar não somente o bom, mas buscar ser o melhor de seu mercado (pensando em região), em construção, acabamento ou decoração (os três momentos de compra). Pode até mesmo escolher uma subcategoria desses grupos, como ser o melhor vendedor de ferramentas de sua cidade, ou ser imbatível quando o assunto for esquadrias. Não importa, foque onde você tem bom acesso e bom poder de negociação.

Parece superficial, e na teoria é assim mesmo.
A prática, extremamente complexa, é que é o "verdadeiro" segredo do negócio

Tem uma frase que gosto muito e que resume isso bem.

"Varejo é igual dieta. Todo mundo sabe o que tem de ser feito. Difícil é fazer todo dia."


Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo | falandodevarejo.com