domingo, 30 de setembro de 2018

Programa ABVTEX amplia governança com Projeto de Evolução

A ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), entidade que representa as principais redes de varejo de moda do País, lançou ao mercado o Projeto Evolução do Programa ABVTEX, considerado o maior esforço setorial da moda no Brasil em prol da responsabilidade social, do compliance e da promoção do trabalho digno.

Com o apoio do Instituto C&A e das empresas varejistas associadas e signatárias Calvin Klein, Cia Hering, Centauro, GEP, GPA, Marisa, Pernambucanas, Renner, Reserva, Riachuelo e Zara, o Projeto Evolução foi criado a partir dos pilares Governança, Inovação e Transparência (GIT) e se desenvolverá até 2019. O objetivo é aprimorar, ampliar e consolidar o Programa ABVTEX por meio de melhorias na governança e gestão, com a incorporação de novas atividades, processos e controles, bem como transparência da informação. Este objetivo está alinhado à visão 2022 do Programa que é “ser referência internacional contribuindo efetivamente para o desenvolvimento sustentável da cadeia de valor da moda de forma abrangente”, afirma Edmundo Lima, diretor executivo da ABVTEX.


O diretor conselheiro da ABVTEX, Marciel Costa, destacou no lançamento do projeto que “temos uma causa que se agiganta ligada à sustentabilidade da moda”. Segundo ele, a ABVTEX tem um propósito de responsabilidade para com a sociedade que vem se fortalecendo ao longo dos 10 anos desde o lançamento do Programa. “Aumentamos o número de associados e conexões com a nossa causa. Nossa meta é evoluirmos.”

Uma das principais vertentes do Programa ABVTEX é o combate ao uso de trabalho análogo ao escravo, infantil e de imigrantes irregulares na cadeia de fornecimento do varejo de moda. Numa recente enquete junto aos fornecedores e seus subcontratados, participantes do Programa, foi constatado que 82% dos respondentes indicariam o Programa para uma outra empresa do setor. “Este dado é bastante satisfatório mas indica que temos potencial para melhorias”, ressaltou Lima.

Os atuais resultados do Programa ABVTEX revelam o quanto o compromisso assumido pelas varejistas signatárias impacta e transforma realidades, pois em 8 anos de existência, já foram realizadas mais de 29 mil auditorias em fornecedores e seus subcontratados para verificação das boas práticas. Em agosto de 2018, foram registradas 3.910 empresas aprovadas. Estas empresas certificadas são originárias de 673 municípios, em 18 Estados, e representam mais de 343 mil trabalhadores diretos na produção.

No pilar que trata a Estrutura e Governança, a ABVTEX avalia que o processo está avançado na implementação da parceria com a Social Accountability Accreditation Services (SAAS), organismo de acreditação global, para a avaliação técnica e qualitativa das auditorias do Programa ABVTEX. Por meio da parceria, a SAAS está monitorando a conformidade dos cinco organismos de auditoria e seus auditores credenciados para atuar no Programa ABVTEX, a saber: ABNT, Bureau Veritas, DNV GL, Intertek e SGS. O cronograma das ações do Projeto Evolução segue conforme o planejado.


Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), é a entidade que congrega as mais representativas redes nacionais e internacionais de varejo de moda, que comercializam itens de vestuário, calçados, bolsas, acessórios, além de artigos têxteis para o lar. O propósito da ABVTEX é de promover a sustentabilidade da moda, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva, justa, responsável, inovadora, competitiva e transparente.