sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Museu do Comércio vai receber visitantes durante a Festa da Uva

Museu do Comércio vai atender no mesmo horário de funcionamento do Parque de Exposições da Festa da Uva.

A trajetória histórica do comércio de Caxias do Sul pode ser visitada na casa 9 da Réplica de Caxias do Sul de 1885, no Parque de Exposições Mário Bernardino Ramos. O Museu do Comércio, uma reprodução de um Armazém de Secos e Molhados de Caxias do Sul no final do Século XIX, vai receber visitantes durante a Festa da Uva 2019.



Inaugurado em 2000, o Museu possui objetos, móveis, ferraria, chapéus e alimentos, que reproduzem fielmente um estabelecimento comercial da época em que os imigrantes chegaram. “O Museu do Comércio remete a lembranças de visitantes, descendentes dos italianos que viveram na região, e traz uma história que precisa ser contada como patrimônio cultural do desenvolvimento do comércio”, lembra a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini.

O atendimento no Museu do Comércio será feito pelo Sindilojas Caxias, em parceria com o SESC e SENAC, no mesmo horário de funcionamento do Parque de Exposições da Festa da Uva, ou seja, de segunda à sexta-feira, sábados e domingos, das 11 às 22 horas.

Histórico do comércio em Caxias do Sul

Com a chegada dos imigrantes italiano à Serra Gaúcha, a partir de 1875, a economia local começou a se estruturar, com a agricultura e o comércio. Os colonos produziam tudo o que fosse possível em casa, para a própria subsistência. Para adquirir outros alimentos e produtos de necessidade da família, utilizavam o sistema de troca, que deu início ao comércio. Três anos depois, logo no início da organização e povoamento da Colônia Caxias, 10 armazéns de Secos & Molhados na sede, além de outras 85 casas comerciais espalhadas pelos travessões e léguas para uma população de 3.849 habitantes.