quarta-feira, 8 de maio de 2019

Sensormatic Solutions elenca dicas para diminuir as perdas e aumentar as vendas no Dia das Mães

Integração dos sistemas de segurança e monitoramento redobrado para os produtos mais vendidos são pontos de atenção para a data

Comemorado no próximo dia 12, o Dia das Mães deve movimentar R$24,3 bi no varejo brasileiro. A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), em parceria com o SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). De acordo com o levantamento, 34% dos clientes devem realizar suas compras em lojas físicas, como shoppings centers, e os produtos mais buscados pelos consumidores devem ser roupas, calçados e acessórios, seguidos por perfumes, cosméticos e chocolates.

Segundo a Sensormatic Solutions, maior fornecedora de tecnologia para o varejo do mundo, o aumento do movimento em datas sazonais como esta requer o redobramento de atenção dos varejistas. “Um maior fluxo pode significar uma chance ainda maior de furtos e demais perdas”, explica Gilberto Quintanilha Júnior, gerente de Prevenção de Perdas da empresa. “Os itens mais procurados, por exemplo, também deverão ser os mais visados entre os fraudadores”, alerta.

Gilberto Quintanilha Júnior, da Sensormatic
Para o executivo, o varejista precisa estar atento e adequar as medidas de segurança para cada um desses itens. Para garantir o sucesso de conversão para os varejistas em datas sazonais como esta, a Sensormatic Solutions elencou três pontos de atenção essenciais:

Integração dos sistemas de segurança

Segundo Quintanilha, os sistemas de proteção são complementares. “Unindo o monitoramento por sistemas de CFTV aos sistemas de alarme é possível expor os produtos de uma melhor forma, evitando o confinamento”, pontua. Juntos, estes sistemas de segurança podem aumentar as vendas em até 30% e diminuir as perdas em 90%.

Funcionários no salão de vendas

O monitoramento de clientes feitos por funcionários no piso de vendas também é uma forma de ação preventiva. Para o gerente de Prevenção de Perdas, a medida tem que ser utilizada com cuidado, pois o contato direto com o consumidor funciona de forma inibidora, tanto para furtos quanto para vendas. “Por mais que a tática seja bastante usual no varejo, pode colocar em risco a experiência de compra do cliente”. Caso haja a identificação de movimentações suspeitas, Quintanilha destaca que é preciso ter cautela na abordagem. “Ser cordial e demonstrar que o cliente está sendo monitorado é importante e pode converter uma tentativa de furto em uma venda”, pontua.

Segurança a nível de item

Segundo o executivo, em datas comerciais como essa, nas quais as lojas ficam lotadas, é preciso redobrar o cuidado, prevenindo ações de furtos ou fraudes, especialmente para os itens mais visados. “É necessário que cada mercadoria esteja segura, mas ao mesmo tempo, exposta ao consumidor para que tenha maior liberdade em suas compras”, explica. Com aplicação da etiqueta adequada para cada produto, principalmente se não for etiquetado na origem, as ações criminosas poderão der rapidamente identificadas, a partir de um alarme disparado ao sair da loja sem registro do pagamento. “Os dispositivos usados em roupas e acessórios são diferentes dos aplicados a garrafas de bebidas, por exemplo, o que transforma a experiência de compra em algo confortável para o consumidor e com traz segurança para o varejista”, destaca.

Para Quintanilha, ao seguir essas recomendações, o varejista poderá oferecer uma boa experiência de compra ao cliente e proteger o inventário por meio de soluções e atitudes que tragam segurança. “Além de diminuir o impacto causado por eventuais furtos, essas orientações promovem a fidelização do comprador, contribuem para melhorar a margem e, consequentemente, para impactar positivamente no valor arrecadado pelo varejo brasileiro no Dia das Mães”, finaliza.

Sobre a Sensormatic Solutions

A Sensormatic Solutions é líder global em capacitar varejistas no engajamento de consumidores de forma inteligente e conectada. Combinando insights críticos sobre a acurácia de estoques, análise de fluxo de clientes e a prevenção de perdas, a Sensormatic Solutions potencializa a excelência operacional em escala e ajuda a criar experiências únicas de compra. As soluções oferecem visibilidade em tempo real e análise preditiva para tomadas de decisões precisas em toda a empresa. Com mais de 1,5 milhão de dispositivos de coleta de dados no mercado varejista, captamos 40 bilhões de visitas de clientes e rastreamos e protegemos bilhões de itens a cada ano. Nosso portfólio apresenta as marcas Sensormatic®, ShopperTrak® e TrueVUE ™. Para informações adicionais, por favor, visite SensormaticSolutions.com ou siga-nos no LinkedIn, Twitter e nosso canal no YouTube.

Sobre a Johnson Controls

A Johnson Controls é a líder global em múltiplas indústrias e diversificadas tecnologias que atende a uma ampla gama de clientes em mais de 150 países. Nossos 120.000 funcionários criam prédios inteligentes, soluções eficientes de energia, infraestrutura integrada e sistemas de transporte de última geração que funcionam perfeitamente ajustados para cumprir a promessa de comunidades e cidades inteligentes. Nosso compromisso com a sustentabilidade remonta às nossas origens em 1885, com a invenção do primeiro termostato de sala elétrica. Estamos comprometidos com os bons resultados dos nossos clientes e criamos valor para todos os nossos stakeholders por meio do foco estratégico em edifícios e plataformas de otimização de energia. Para informações adicionais, por favor, visite http://www.johnsoncontrols.com.