segunda-feira, 15 de julho de 2019

Instituto Brasil 200 lança um manifesto da reforma tributária pelo imposto único

A ideia será apresentada para mais de 300 empresários e a imprensa nesta próxima terça feira em São Paulo

O Instituto Brasil 200, formado por grandes empresários de diversos setores, lançará nesta terça, dia 16, às 11h, no Hotel Unique, o Manifesto da Sociedade Empreendedora pelo Imposto Único, pedindo a implementação desse novo modelo de imposto. Vamos eliminar os mais de 90 tributos no Brasil e manter um único tributo sobre movimentação financeira. Essa será a revolução que nos colocará na era da modernidade, e trará enormes ganhos para nossa produtividade e competitividade.

O Imposto Único seria cobrado sobre qualquer transação financeira entre contas correntes, para isso haveria a cobrança de uma alíquota de 2,5% de quem paga e, também, de quem recebe. Em caso de saques o percentual seria dobrado, ou seja 5%, para tributar as compras em dinheiro. A retenção seria feita automaticamente pelos próprios bancos, impossibilitando a sonegação e simplificando para o contribuinte (já que não seria necessário preencher um guia).

Para Gabriel Kanner, presidente do Instituto, a proposta é brilhante justamente por ser simples. "Com ela não haverá isenções para setores específicos, todos passariam a pagar. Os próprios bancos fariam a retenção automaticamente e depositariam parte na conta corrente do Tesouro Nacional e parte seria destinada à Seguridade Social”. Ainda de acordo com Kanner o Imposto Único é mais justo do que os atuais, pois quem ganha e gasta menos, paga menos.

Sobre o Instituto Brasil 200

Criado em 2018 por grandes empresários brasileiros, o antigo movimento e atual instituto Brasil 200 já está presente em 25 estados. Ele leva esse nome em alusão aos 200 anos do Brasil (que serão comemorados em 2022). Dentre as suas bandeiras está a intervenção mínima do Estado na vida dos brasileiros e a diminuição das regulações e da burocracia. Também é favorável as reformas trabalhista, tributária e da previdência, além de defender a família como célula primária da sociedade.
Algumas de suas conquistas são: a assinatura de um acordo de cooperação com o secretário-especial da Previdência, Rogério Marinho, para unir forças na aprovação da reforma, e uma parceria com o Ministério da Mulher da Família e dos Direitos Humanos, através da Ministra Damares Alves, para estimular programas de geração de empregos e renda em comunidades tradicionais (como quilombolas, indígenas e ciganas).

SERVIÇO:
Lançamento do Manifesto da Sociedade Empreendedora pelo Imposto Único
Data: 16 de julho
Horário: às 11h
Local: Auditório do Hotel Unique - Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4700 - Jardim Paulista - São Paulo