sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Black Friday: Startup reduz preços e busca por frete grátis em lojas online!

Com uso de robôs a plataforma busca e testa cupons automaticamente

A Black Friday, que acontece no dia 29 de novembro aqui no Brasil é a hora mais esperada para adiantar as compras de natal e também de final de ano. A data que é importada da tradição norte-americana cresce ano após ano no país, e já é considerado um dos principais eventos de compras no Brasil, tanto para o comércio eletrônico quanto para o varejo físico. As lojas estão cada vez mais amadurecidas, e lutam para abandonar o apelido de “Black Fraude”, termo dado pelos consumidores para as lojas que praticam a maquiagem de preços, prática também conhecida como "metade do dobro", que consiste em aumentar os preços antes da data do evento para depois baixá-los de forma proposital, a prática diminuiu com o passar dos anos, mas continua sendo um problema em grande parte das lojas.



A busca pelas melhores promoções e descontos, em meio aos alertas de Black Fraude, levaram os consumidores a se munir de ferramentas para comparar e monitorar preços nas lojas online, porém o Brasil é um país gigante e a grande pegadinha pode estar no valor do frete que pode representar até 40% do valor da compra e variar em até 400% de uma loja para outra. Então o consumidor pode pensar estar pagando o preço mais barato do produto, porém estar pagando o frete mais caro do mercado.


Pensando nisso o Reduza https://www.reduza.com.br, startup que reduz preços em lojas como Centauro, Dafiti, Netshoes, Electrolux, Americanas e mais 200 outras lojas, criou uma plataforma online de comparação de preço, que ajuda o consumidor na tomada de decisão, calculando o preço final do produto, considerando o preço mais o valor do frete para o endereço de cada usuário em diferentes formas de pagamento, seja no valor à vista ou no parcelado. E o melhor, tudo isso em poucos cliques. Ao acessar o Reduza, basta colar o link do produto desejado, clicar em “menor preço”, informar o CEP e aguardar alguns segundos.


“O Reduza tem um diferencial muito bacana. A plataforma permite que o usuário crie alertas para ser avisado quando o valor da taxa de entrega estiver com preço reduzido ou melhor ainda, estiver gratuito”, conta Amador Gonçalves Neto também idealizador e diretor da startup. O frete ganha peso porque os centros de distribuição próprio das lojas contam com logísticas limitadas e isso, muitas vezes, faz o valor do frete subir ainda mais em regiões com maiores dificuldades de destino como as regiões do norte, nordeste e para interior da maioria dos estados brasileiros. “Há casos na qual o preço do frete é maior do que o próprio valor do produto”, fala Fontes. Tendo a certeza do valor do frete, fica mais fácil o consumidor decidir se vai optar por retirar o produto na loja ou em alguma cidade vizinha.

Os preços através do Reduza são até 30% mais baratos que nos comparadores de preços tradicionais, “Cada compra que é verificada, o nosso algoritmo capta se o site oferece cupons para a compra ou produto de forma automática”, conta Gonçalves. Sendo assim o consumidor pode deitar e rolar não só no dia da Black Friday, mas também em qualquer data!

“O consumidor só sabe o menor preço quando a taxa de entrega é adicionada no valor final da compra, porém essa análise de forma manual, toma muito tempo e por vezes o consumidor não se atenta a isso, e através de nossa ferramenta tudo isso é feito por um algoritmo que faz uma análise completa incluindo o valor de frete e ainda buscando por cupons que possam reduzir o preço do produto, com isso, as chances do consumidor cair em pegadinhas diminui consideravelmente e a busca pelo menor preço fica mais fácil”, explica Alessandro Fontes, diretor e co-fundador da plataforma.

A Associação Brasileiro do Comércio Eletrônico (ABComm) projeta crescimento de 18% no faturamento do e-commerce com a Black Friday deste ano em relação a 2018, chegando a R$ 3,45 bilhões. A projeção leva em conta desde a quinta-feira véspera da Black Friday até a chamada Cyber Monday, que é o saldão da promoção e acontece na segunda-feira pós Black Friday.

Outro cuidado importante que o consumidor deve ter são com as falsas promoções que aparecem por e-mail ou em redes sociais, é cada vez mais comum propagandas com preços impraticáveis, que chamam a atenção e levam para páginas clonadas das lojas, que são sites falsos usados para dar golpes ou roubar dados bancários, prática também conhecida como phishing. “Todo cuidado é pouco, principalmente em época de Black Friday”, afirma Lucas Pelegrino, também co-fundador do site e responsável pela tecnologia da empresa, e que listou algumas dicas fundamentais para fugir desse tipo de prática.

01. Desconfie de preços muito baixos;

Viu uma promoção incrível no Facebook, Instagram ou em seu e-mail?

Cuidado, o preço é o primeiro sinal para esse tipo de golpe, que geralmente oferece produtos incríveis com preços praticamente impossíveis, que na Black Friday pode confundir o consumidor e levá-lo a um prejuízo.

02. Confira o link/URL destino da promoção;

Ao abrir o anúncio, faça uma análise da URL, que é o link que te levou ao site da promoção. Veja se realmente é o domínio oficial da loja em questão, na dúvida acesse o site da loja diretamente ou através do Google e pesquise pelo item da promoção.

Se for uma loja que não é popular, faça buscas nas redes sociais, sites de reclamações, lista do Procon, ligue na loja e na dúvida não compre, prefira sites confiáveis que você já conhece e que são mais populares.

03. Confira o nome da página ou perfil que divulgou a promoção;

É muito comum esse tipo de golpe o anúncio partir das redes sociais que tentam remeter ao nome da loja, ou nome de uma promoção. Então fique de olho e veja se é a página ou perfil oficial da loja que está anunciando.

04. O “cadeadinho verde”, ou HTTPS, não é garantia de segurança nesses casos;

Muito se ensina sobre sites seguros na internet, e para a importância de comprar em sites com selos de segurança, que na verdade garantem sigilo dos dados e não se o site é confiável, inclusive muitos desses sites clonados já trazem URL’s com protocolos “https://”, que é importante mas não garante se você está em um site confiável, por isso fique ligado nas dicas anteriores também.

E tem novidade, na semana da Black Friday a Reduza lançará uma ferramenta que fará análise completa das promoções, incluindo comparação e histórico de preço, cálculo de frete e análise de segurança, com o nome de Black ou Fraude, o recurso ajudará o usuário identificar falsos descontos.