Buscar

FGTS, Natal e Réveillon impulsionam vendas na construção civil

Depois de crescimento de 6% em outubro, liberação de recursos e proximidade das festas de final de ano indicam fechamento positivo para o setor

Com a proximidade do Natal e do Réveillon, historicamente as pessoas começam a se organizar para fazer pequenos ajustes e reparos em casa. De acordo com a Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), este movimento ficou ainda mais intenso com a liberação de recursos do FGTS e melhora na economia, representando um crescimento de 6% nas vendas em outubro na comparação com setembro e de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.


No acumulado do ano, o crescimento está em 4% e nos últimos 12 meses, em 5%. Os dados são do levantamento “Tracking”, realizado pelo Instituto de Pesquisas da Anamaco, com o apoio da Anfacer, Abrafati e Instituto Crisotila Brasil, e que ouviu 530 lojistas nas cinco regiões do Brasil, entre 28 e 30 de outubro. No resultado por categorias, tintas registrou crescimento de 6%; revestimentos cerâmicos e telhas de fibrocimento, 1%.

Atenta a este crescimento e no aquecimento para a Feicon Batimat, principal evento de construção civil e arquitetura da América Latina, a organização conversou com a Suvinil, uma das empresas confirmadas para a próxima edição, sobre o momento do mercado.

De acordo com Eduardo Castro, gerente sênior de marketing da companhia, a Suvinil registra um crescimento consistente tanto em volume como em força de marca. “Esperamos um aumento do volume de vendas maior nesta época do ano, tanto pelo crescimento do mercado, como pela mudança do hábito de vida dos consumidores que estão decorando suas casas para receber amigos e parentes com a segurança e conforto do lar”, analisa Eduardo.

Cláudio Conz, presidente da Anamaco, explica que, embora outubro seja um mês de baixo apelo promocional, é um termômetro importante para os últimos meses. “O governo aumentou ligeiramente a previsão de crescimento da economia de 0,81% para 0,85%. Já sentimos os efeitos iniciais dos cortes de juros e início das liberações de recursos do saque imediato do FGTS. Isso mostra que os consumidores estão recuperando a confiança na economia”, explica.

Ainda de acordo com o estudo, quatro regiões tiveram melhoras: Sudeste, onde as vendas cresceram 8%; Norte e Sul, 6%; e Centro Oeste com aumento de 2%. O Nordeste foi o único que mostrou um patamar igual ao do mês de setembro (1%).

O comportamento do mercado somado às principais soluções do setor são os principais elementos da FEICON BATIMAT.

Feicon Batimat
31 de março a 3 de abril de 2020
São Paulo Expo
1,5 Rod. dos Imigrantes
Vila Água Funda – São Paulo

Sobre a Feicon Batimat

Com 25 edições a Feicon Batimat é o principal evento voltado para os mercados de construção civil e arquitetura na América Latina, reconhecido como o ambiente perfeito para atualização, visão estratégica, inovação e contato direto com os principais players da construção civil e arquitetura. A edição 2019 atingiu o público recorde de 84 mil visitantes e a próxima edição já está marcada para acontecer entre os dias 31 de março e 03 de abril de 2020.

Sobre a Reed Exhibitions

Principal organizadora de eventos do mundo, com mais de 500 eventos em mais de 30 países. Em 2016 a Reed reuniu mais de sete milhões de participantes em eventos de todo o mundo, gerando bilhões de dólares em negócios. Hoje os eventos da Reed são realizados em toda a América, Europa, Oriente Médio, Ásia-Pacífico e África, organizados por equipes em 38 escritórios. A Reed Exhibitions atende a 43 setores da indústria com eventos comerciais e de consumo. Faz parte do RELX Group plc, líder mundial no fornecimento de informações e análises para clientes em todas as indústrias. www.reedexpo.com

Postar um comentário

0 Comentários