[ListLayout]
×

Sem Black Fraude, brinquedos vendem 24% a mais em 2019 e descontos reais chegaram a 20% em média

Na semana da Black Friday, o crescimento foi quase três vezes superior à edição de 2018 para o mercado de brinquedos

Com uma alta de 24% sobre o faturamento de 2018, a Black Friday deste ano esquentou o mercado de brinquedos no Brasil. Uma das razões para o bom desempenho pode ser atribuído aos descontos reais que o setor proporcionou para os consumidores. Sem a famosa “Black Fraude”, os brinquedos brasileiros foram comercializados com média de 20% de desconto em comparação ao preço original. As informações fazem parte da pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa mercadológica The NPD Group (www.npd.com) que monitora o setor no país.

Na semana entre os dias 25 de novembro e 1º de dezembro, o faturamento da categoria cresceu 24% em relação à semana da Black Friday 2018. O crescimento deste ano foi quase três vezes superior à edição de 2018 e 9% superior à Black Friday 2017.


Uma das principais preocupações com a Black Friday é a manipulação de descontos, a chamada “Black Fraude” que acontece quando o comerciante infla o preço alguns dias antes da última semana de novembro para vender pelo preço normal dando a falsa impressão de desconto. O monitoramento da NPD indica que esse não foi o cenário visto no setor de brinquedos este ano.

“A melhor notícia é que os preços dos brinquedos mais vendidos sofreram, sim, descontos importantes. Os 50 brinquedos mais vendidos do país tiveram descontos de 20% em média em relação ao que vinha sendo praticando no varejo na semana anterior à Black Friday”, comenta José Guedes, presidente do The NPD Group no Brasil.

A NPD Group monitora as vendas de 11 categorias de brinquedos no varejo brasileiro e na semana da Black Friday 2019, nove apresentaram crescimento. Os grupos de brinquedos que tiveram os maiores aumentos de faturamento foram:

  • 1º Veículos: +44%
  • 2º Jogos & Quebra-cabeças: +37%
  • 3º Infantil e Pré-escolar: +32%
  • 4º Bonecas: +27%

Comentários

caiocmgo