[ListLayout]
×

Varejo de moda tem desempenho favorável, aponta enquete da ABVTEX


O bom desempenho das vendas no último mês traz um alento às grandes marcas do varejo têxtil brasileiro, um dos setores mais impactados pela crise causada com a pandemia

As redes varejistas de moda associadas à ABVTEX (Associação Brasileira do Varejo Têxtil), que representam cerca de 100 marcas de vestuário, calçados, acessórios de moda, além de artigos têxteis para o lar, reportaram um bom desempenho em setembro deste ano em relação ao mesmo mês do ano passado. Na enquete realizada pela Associação, 64% das associadas reportaram resultados de vendas melhores, sendo que 36% das varejistas consideraram o resultado igual ou pior no comparativo.

Para o diretor executivo da ABVTEX, Edmundo Lima, o resultado pode estar refletindo as vendas da Semana Brasil. “Este resultado confirma a expectativa positiva apontada para a data em movimentar a economia e aquecer o comércio”.

Segundo Lima, nesta edição, o varejo participante da ação conseguiu planejar e trabalhar com antecedência para divulgação de ofertas e descontos. “Assim conseguiram alavancar as vendas em um curto período. Este fenômeno foi observado, principalmente, nos produtos eletroeletrônicos, que são de maior valor agregado”.

Na opinião da ABVTEX, isto pode sinalizar o gradativo resgate do nível de confiança do consumidor brasileiro e pode impactar as vendas para o final de ano. Lembrando que este é um momento importante para o varejo, em que se concentram as maiores vendas. São grandes eventos como Black Friday e Natal, em que os artigos de vestuário sempre estão na lista de itens mais procurados, seguidos de calçados e acessórios, como bolsas, bijuterias e joias.

Ele destaca ainda: “Buscamos vislumbrar uma perspectiva mais otimista, mas há pontos de atenção a considerar como o nível de desemprego”. A informalidade é outro importante aspecto que deve ser combatido com firmeza pelo governo e autoridades. “Um dos maiores concorrentes do varejo de moda e de diversos setores econômicos é o mercado informal, que gera concorrência desleal com a economia formal”.

Sobre a ABVTEX

Fundada em 1999, a ABVTEX reúne as 26 mais representativas redes de varejo nacionais e internacionais. A entidade tem como propósito promover a moda sustentável, tornando-a mais acessível a partir do desenvolvimento de uma cadeia produtiva justa, responsável, inovadora, competitiva e transparente.

Comentários