segunda-feira, 22 de junho de 2015

Óticas Carol comemora o crescimento no segmento de franquias

A rede fast fashion de óculos acredita no modelo de luxo acessível e oferece vantagens aos 297 franqueados que detém mais de 760 lojas em todo país

O mercado de franquias entra em pauta com a realização da ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 24 e 27 de junho em São Paulo. A Óticas Carol, varejista líder do setor óptico com mais de 760 lojas em todo país, reitera sua expansão por meio de franquias neste que foi o segundo setor de maior crescimento nessa modalidade de negócio em 2014, com aumento de 19% em comparação ao período anterior.

Hoje, a rede possui aproximadamente 297 franqueados sendo que alguns deles possuem mais de 10 lojas, o que comprova o apoio da empresa aos empreendedores que apostam na Óticas Carol e seu modelo de negócio. A Carol se posiciona com uma rede fast fashion de óculos, no modelo luxo acessível - duas tendências fortes no varejo atual. Nesse contexto, a empresa se distancia da proposta de ótica tradicional para ser uma rede de lojas de perfil fashion e com itens para cuidados da saúde visual, reunindo grandes grifes internacionais a preços e condições de pagamento acessíveis.

Os números comprovam o sucesso da rede de franquias: o faturamento cresceu mais de 200% entre 2009 e 2013, passando de R$ 140 milhões para mais R$ 432 milhões. Em 2014, o bom desempenho das franquias da Óticas Carol gerou, sozinho, um acréscimo de 28% nos negócios da empresa. Para este ano, a expectativa da rede é fechar cerca de mil contratos com franqueados, com abertura de novas unidades em cidades estratégicas como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Curitiba, Goiânia, Brasília e Belo Horizonte.

“Até hoje o modelo se mostra muito bem-sucedido, pois a relação do número total de lojas x franqueados é de três lojas para cada franqueado. Ou seja, crescemos substancialmente dentro da mesma base de franqueados”, afirma Ronaldo Pereira, CEO da Óticas Carol.

Este crescimento se deve ao bom relacionamento que a empresa mantém com os franqueados, que são tratados como verdadeiros parceiros de negócio, numa tradicional estratégia de “ganha-ganha”. Os empreendedores que apostam na Óticas Carol contam com diversas vantagens, como poder de compra com melhores preços do mercado, tornando os produtos mais competitivos além de suporte na gestão do negócio, amplas campanhas veiculadas em mídias de massa e programa de treinamento estruturado (IDP Carol).

Outro benefício oferecido pela Óticas Carol ao franqueado é a troca de experiências, tanto por meio de congressos e convenções, quanto pelo “Somos Carol” – plataforma de comunicação real-time que utiliza as redes sociais e possibilita que colaboradores e franqueados troquem experiências e ideias sobre os negócios. Hoje, cerca de 60% da rede participa ativamente do canal.

Recentemente, a rede conquistou pelo décimo ano consecutivo o Selo de Excelência em Franchising 2015, entregue pela ABF. Graças aos seus diferenciais de negócios bem-definidos, como uma rede fast fashion de óculos, a Óticas Carol figura no Top 25 das Melhores Franquias do pais além de ser Top of Mind em várias regiões que atua.

Sobre a Óticas Carol

Fundada em 1997, a Óticas Carol é a maior rede de lojas de óculos do Brasil, segundo o ranking publicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). Com mais de 760 unidades distribuídas em todo o País, a rede se diferencia por oferecer as melhores marcas internacionais a preços acessíveis e com forma de pagamento facilitada. Em 2009, a gestão familiar deu lugar a uma gestão profissional e a empresa passou a apresentar crescimento constante e consistente.

A Óticas Carol tem a menor taxa de royalties do setor de franquias. É a única rede de óticas brasileira com laboratório digital próprio, responsável pela produção de lentes de alta qualidade e performance, que chegam a custar entre 30% e 50% mais barato se comparadas a produtos similares à disposição no mercado.