terça-feira, 4 de novembro de 2008

Falando de Varejo: Layout de loja ideal

Ola a todos.

Neste post, vamos falar sobre alguns conceitos básicos para um bom layout, o que eu considero, um layout padrão para uma loja.

Esse layout padrão pode ser aplicado em praticamente qualquer tipo de varejo, ou qualquer tipo de canal, pois não leva em consideração o produto em si, e sim o comportamento do consumidor e como este reage ao espaço físico da loja.

Sendo assim, vamos tomar como base a imagem abaixo, dividindo-a como mostra a figura abaixo, em quatro partes (ou setores, como preferir):



Primeira parte (azul): Vitrines e respiros

Esse é o primeiro contato do cliente com a loja, é seu cartão de visitas.

Principalmente para lojas de rua, de perfil tradicional, é nessa primeira parte da loja, que colocamos as vitrines da loja, ou seja, os chamarizes, as iscas para atrair os clientes ficam nesta parte da loja.Para lojas de perfil popular, é interessante utilizar essa parte da loja, como se fosse uma extensão da rua, de modo o mais convidativo possível, para que o cliente “entre sem perceber” pela loja.

Em alguns casos, alguns lojistas inclusive jogam os produtos o mais próximo possível da calçada para criar este efeito, o de “extensão da rua”.Para lojas mais recuadas da rua, como as que possuem estacionamento, deve se ter cuidado com as mercadorias expostas, dado que o cliente irá entrar na loja, muitas vezes, sem perceber estas mercadorias.

Segunda parte (amarelo): Produtos de compra por impulso.

Essa é a parte da loja na qual meu cliente já se encontra “dentro” da loja.Entretanto, nessa parte, meu cliente ainda não “percebeu” a loja.

Nessa parte colocamos normalmente os produtos de venda por impulso, ou algumas ofertas. É nessa parte também que oferecemos aos clientes produtos novos, ou departamentos novos.

Colocamos ofertas e produtos novos, pois no primeiro contato, procuramos “orientar” o cliente a também comprar nossos novos produtos e se interessar por nossas novidades.Nessa zona, é comum também encontrarmos os caixas de pagamento e saída (check-outs) da loja, por isso, procuramos colocar produtos de venda por impulso nesse setor, pois é no momento de saída que compramos este tipo de produto (sabe aquelas balinhas que ficam no caixa do supermercado ?)

Terceira parte (laranja): Zona de cognição

Essa é a parte da loja que seu cliente "realmente está" em sua loja.
É nesse setor que você deve colocar os principais produtos de sua loja, principalmente aqueles na qual o cliente demora um tempo maior para escolha, o que chamamos de produtos de cognição.
Nesse setor ficarão também os principais serviços que sua loja oferece, principalmente serviços que permitam um atendimento mais confortável e um momento mais agradável, como lanchonetes, cafés, mesas de atendimento, financeira, etc.

Quarta parte (vermelha): Produtos categorias destino

Na ultima parte colocaremos os produtos de destino da loja. Mas o que são produtos de destino?
São exatamente aqueles produtos "essenciais" de sua loja. Aqueles produtos o qual seu cliente sai de casa em busca deste em sua loja.
É como a velha historia do pãozinho colocado no fundo de um supermercado, que muitos já conhecem. Essa tática faz com que seu cliente percorra por toda sua loja, até chegar ao produto que ele busca.
Assim, no meio do caminho, há a possibilidade de você oferecer outros produtos e possibilitar a venda de alguns os quais ele não tinha uma intenção inicial de compra, como os produtos de compra por impulso.
Para alguns tipos de varejo, os produtos de destino costumam a necessitar de uma melhor logística e por conseqüência, uma melhor localização na loja, dada sua alta rotatividade. Nesse caso, o melhor a fazer é também localizá-los próximo à entrada do depósito, quando houver.

Utilizando esse layout padrão, é possível criar soluções para diversos tipos de formatos.
O layout é algo que deve ser estudado e analisado à exaustão, de modo que não reste dúvidas quanto à localização de mercadorias, entretanto, este não somente pode, como deve, ser constantemente revisto e se necessário alterado, de modo a criar uma loja sempre dinâmica.
Espero ter ajudado.

Ainda resta alguma dúvida? Envie sua pergunta para duvidas@falandodevarejo.com.br, ou acompanhe-nos no Twitter ou ainda no Facebook.

Para seguir algumas dicas sobre como ter um ponto-de-venda realmente vendedor, acompanhe nosso MANUAL DE MERCHANDISING (Clique aqui)

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
@falandodevarejo
http://www.falandodevarejo.com.br/