quarta-feira, 11 de março de 2009

Dúvidas de leitores: Lojas de colchões ou lojas de móveis ?

Pergunta enviada por Lucas, da FJ Móveis, de Fortaleza (CE)



Olá Caio, como vai?

Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelo blog que é realmente muito interessante!

Vou contar um pouco da minha história profissional:

Há 15 anos meu pai abriu uma loja de varejo de móveis no centro de Fortaleza, depois de muitos altos e baixos hoje estamos com 5 lojas.

Nossa empresa está bem posicionada no mercado porém ultimamente abrir loja em grandes centros comerciais está ficando muito difícil pois tem que comprar a chave (ponto) e elas estão cada vez mais valorizadas, sem falar nos valores dos aluguéis.

Vale ressalvar que nosso público é o popular.

Então pensei, vou abrir lojas em avenidas com um público de poder aquisitivo melhor pois nas avenidas ainda se consegue pontos comerciais sem ter que pagar para entrar. Foi aí que semana passada apareceu um ponto comercial em uma avenida próximo da minha casa. Falando em patamar de poder aquisitivo de "0 a10" vou dar nota 7 para os moradores da região.

A loja é de esquina e acredito que o ponto fazendo um trabalho legal dá pra se conseguir algo (foto acima)

Na loja (atual loja) popular vendemos todos os tipos de móveis, iguais os da Casas Bahia por exemplo, móveis em geral.

Aqui em Fortaleza tem várias lojas só de colchões e acredito que os proprietários estão tendo sucesso.

Mas resumindo a conversa (ufa ! rs) , estou com três dúvidas:

Primeira, nessa nova loja boto só colchões na loja? (A loja não é muito grande tem por volta de 150m2 por isso a dúvida)

Segunda dúvida: Como eu faço a fachada e pintura e interior loja?

A Terceira, deixo o mesmo nome da loja popular que é FJ Móveis ou mudo? O problema é que o mesmo colchão da loja nova, na popular é mais barato já que a marcação da nova loja seria mais alta.

Ficaria muito satisfeito se podesse me dar uma ajuda.

Obrigado mesmo,
Lucas!

Olá Lucas !

Interessante história. Agradeço pelas visitas e elogios ao blog.
Bom, vamos lá:

Pelo que sua historia me conta, e pelas perguntas que você me pontuou, fica difícil achar uma solução rápida para seu problema, até porque gostaria de fazer algumas considerações:

1.) Tome cuidado com esse conceito de rua/avenida. Na verdade, apesar de você achar "nota 7" seus futuros clientes, existem diversas análises que devem ser feitas antes de escolher um ponto comercial. Simplesmente escolher um lado da avenida pode ser o fator determinante entre o sucesso e fracasso de seu negócio.

2.) Quando você diz que "vende moveis como nas Casas Bahia", voce nao me diz a qualidade de seu produto, e esta é essencial para sabermos se voce deve ou não levar os móveis, ou apenas parte disso para este novo ponto. Se possuem qualidade e segundo sua análise, o potencial perfil de compra de seus consumidores parece promissor, porque não ?

3.) Outro erro grave, que é muito comum é o de "siga o lider". Não é porque parece que existem lojistas explorando bem esse varejo de colchões, que você consiga ter sucesso. Poder de compra (se estao no mercado há mais tempo do que você), preço final ao consumidor, tradição, entrega, serviços, etc, podem ser muito mais fortes para seu concorrente do que para você, consequentemente levando seu cliente para a concorrencia.

Repondendo suas perguntas:

1.) Depende da qualidade dos moveis que voce oferece. Se voce nao é conhecido por vender colchões, e sim moveis, nao seria uma boa idéia, aos poucos introduzir a venda de colchões na loja, mostrando ao seu cliente o que voce pode oferecer melhor do que a concorrência ?

2.) Isso vai depender de uma serie de fatores, mas no geral, siga a identidade visual de sua marca, e quanto a fachada, talvez algo nos moldes do que já é encontrado hoje. Só pense em mudar a cor do prédio em si, para passar o conceito de que "algo mudou" para quem passa em frente à loja.

3.) Depende muito. Acha que o negocio de colchões fica nessa loja somente, ou se expandirá em novas lojas de colchões ? Se voce seguir o conselho da primeira resposta, fique como moveis mesmo. Do contrário, contrate uma empresa de design, e crie uma marca nova, com ênfase no "FJ", podendo carregar um subtitulo "colchões", "moveis", "eletro", ou o que mais vier aí no futuro.


Meu amigo, espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço e boas vendas

Caio Camargo
FALANDO DE VAREJO
http://falandodevarejo.blogspot.com/