sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dia dos Pais: 41% do varejo espera alta no faturamento

O comércio varejista brasileiro se divide nas expectativas para o Dia dos Pais. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Serasa Experian nesta sexta-feira, 41% dos entrevistados do setor esperam aumento no faturamento e 41% acham que haverá estabilidade, na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo a pesquisa, 18% do comerciantes pesquisados no levantamento disseram que esperam queda no faturamento durante a data comemorativa. No entanto, mesmo com a divisão entre alta e estabilidade, as expectativas para o Dia dos Pais superam à do Dia das Mães.
Em 2008, quando a crise financeira e econômica internacional ainda não havia atingido o País, 51% dos entrevistados pela Serasa previam alta no faturamento. Já em 2007, este percentual foi de 48%.

Pelos dados, o comércio varejista espera que, de todas as vendas realizadas, 53% serão pagas à vista e 47% devem ter pagamentos à prazo. Segundo o estudo, a maioria das vendas à vista serão pagas em dinheiro (44%), seguidas pelos cartões de crédito (22%), cheques (17%), cartão de débito (16%) e cartão da própria loja (1%).

Nas vendas a prazo, o cartão de crédito está em 1º lugar, com participação no faturamento de 40%. A seguir estão: cheque pré-datado 32%, Financiamento ou crediário 20%, cartão de débito parcelado 4%, cartão de loja parcelado 2% e outras formas 2%.

Dentre os presentes mais procurados, as roupas, sapatos e acessórios lideram a preferência dos brasileiros, com participação de 59% no faturamento do varejo. Na sequência estão os telefones celulares (18%), aparelhos eletrônicos (7%), perfumaria (5%), vinhos e demais bebidas (2%), jóias, relógios e caneta (2%) e ferramentas (2%).

Fonte: Terra