sexta-feira, 24 de julho de 2009

Dúvida de leitores: Loja de materiais elétricos

Pergunta enviada por Renilda, da Caje Automação

Bom dia!
Gostaria de saber que cor pintar o comércio que vende material elétrico, faz instalações, consertos e manutenção de máquinas industriais.
Abraços
Renilda S.

Olá Renilda.
Obrigado por participar e enviar sua pergunta.

De uma maneira mais genérica, vale o que sempre recomendo: utilize cores claras para ambientes de loja menores, de modo a criar amplitude para o mesmo. No caso de ambientes de loja muito grandes, vale a pena, além de uma cor clara como fundo principal, como o branco, o creme, ou o areia, utilizar um tom mais forte em algumas paredes, ou para criar um efeito que "quebre" um pouco essas cores mais claras, como uma lista ou faixa em volta desta.
Quando falamos de elétrica, a primeira cor que vem à cabeça é a cor amarela, por lembrar luz e eletricidade. Essa cor é muito clara para a loja e usada em demasia, cria uma sensação incômoda de desconforto, afugentando os consumidores do ponto-de-venda.

Para utilizarmos essa cor (amarelo), é sempre recomendado que esta esteja junto com uma outra cor, de preferência mais escura, para quebrar um pouco esse efeito.

Quando mesclados num ambiente, o amarelo deve ser utilizado apenas como um elemento de destaque, e não como fundo principal.

Por outro lado, vejo que o estabelecimento também presta serviços como manutenções e instalações. O azul, principalmente em tons mais escuros, transmite sobriedade e confiança, características que acredito que sejam interessantes para seu negócio.

Por isso, recomendo que utilize as cores da seguinte forma:

No interior da loja:
Totalmente branco/gelo/creme/areia (a seu critério), no caso de uma loja pequena.
Branco com uma faixa amarela, no caso de um ambiente de loja grande, ou ainda de um pé direito muito alto (acima de 4m)
DICA: Utilize as paredes altas para criar painéis ou imagens de produtos. Se possível, negocie com os fornecedores uma verba para criação dos mesmos. O impacto dessas imagens no ponto-de-venda é muito interessante.


Externo
Como proposta, brinque com as cores azul escuro e amarelo, podendo misturar branco para uma fachada mais leve, se assim desejar.


Espero ter lhe ajudado.

Um grande abraço,

Caio CamargoFALANDO DE VAREJO
http://www.falandodevarejo.blogspot.com/