quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Shopper Experience cria projeto inédito de inclusão

Shopper Experience cria projeto inédito de inclusão: pessoas com deficiência se tornam “clientes secretos”

Pioneira no Brasil em avaliação do atendimento ao consumidor por meio do “cliente secreto”, Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience,firmou parceria com o Programa Trabalho Eficiente, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD).

A iniciativa resultou na capacitação de mais de 300 pessoas com deficiência para atuar como “clientes secretos”, testando produtos e serviços de marcas e empresas de diferentes segmentos que consideram o “consumo inclusivo” parte de suas ações na área da responsabilidade social.

Além da AACD, a Shopper Experience firmou uma parceria com Mara Gabrilli, que iniciará um processo de recrutamento e seleção de profissionais. Uma instituição do segmento financeiro é um dos primeiros clientes da Shopper Experience a contratar análise específica de atendimento para esse segmento de consumidores.

O Brasil possui 24,5 milhões de pessoas com deficiência, o equivalente a 14,5% da população do País, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Parte significativa desse contigente de brasileiros é economicamente ativa, portanto, consumidores e profissionais que se deparam com inúmeros obstáculos, sendo o pior deles, o despreparo no atendimento. Diante desse cenário, Stella Kochen Susskind, presidente da Shopper Experience, desenvolveu um projeto inédito de inclusão – a executiva treinou mais de 300 pessoas com deficiência para atuar como “clientes secretos”. A primeira etapa do projeto foi a parceria com o Programa Trabalho Eficiente, da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), que indicou profissionais interessados em integrar o staff de pesquisadores da Shopper Experience e em testar diferentes produtos e serviços. Mara Gabrilli, vereadora e presidente do Instituto Mara Gabrilli, também é parceira da Shopper Experience no processo de recrutamento e de seleção de profissionais. Uma instituição do mercado financeiro é um dos primeiros clientes da empresa a contratar pesquisa específica de atendimento para esse segmento de consumidores, que está sendo realizada em todo o País.

Pioneira no Brasil e com 20 anos de experiência na avaliação do atendimento ao consumidor por meio do “cliente secreto”, Stella Kochen Susskind afirma que está ampliando o projeto e as parcerias. “Esse é o início de um projeto ambicioso que tem por missão dar visibilidade e criar um novo padrão de atendimento, o do consumo inclusivo, além de fomentar o mercado de trabalho para as pessoas com deficiência. Ao mesmo tempo que mostramos aos executivos de diferentes segmentos a urgência em melhorar o atendimento ao consumidor, criamos uma atividade inclusiva, a do cliente secreto com deficiência”, afirma a executiva, acrescentando que a Shopper Experience conta com uma rede formada por mais de 20 mil clientes secretos no Brasil e exterior.

Segundo Stella, está comprovado que muitas vendas são perdidas pelas empresas em geral dentro do próprio negócio e que a análise isenta do cliente secreto é uma excelente ferramenta de transformação – entre várias desenvolvidas pela Shopper Experience – e de melhoria do negócio para gestores e funcionários. No entanto, o modelo precisa de evolução constante para acompanhar a transformação da sociedade e dos consumidores, que continuam a ser a base da nova empresa. Com essa visão do negócio, a executiva investiu R$ 100 mil no treinamento dos novos clientes secretos. “A Shopper Experience desenvolve análises com o auxílio de um cliente efetivo, um consumidor de fato, com o perfil alinhado ao mercado de atuação das empresas, que viaja ou está acostumado a comprar joias, por exemplo. O modelo tem que espelhar a demanda contemporânea e incorporar redes como a social media, além de investir na diversidade, na inclusão. Ao treinar pessoas de diferentes perfis abrimos caminho para a inclusão no mercado de trabalho de donas de casa, aposentados, pessoas com deficiência e jovens que transformaram o emprego temporário em profissão”, afirma.

A Shopper Experience continua a treinar pessoas com deficiência para o trabalho de cliente secreto. Os interessados podem fazer a inscrição nos sites www.shopperexperience.com.br ou www.maragabrilli.com.br nos links específicos. Informações: (11) 3759 7461.

Fonte: SEGS