quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Supermarcas da Construção: Fórum discutiu sobre as perspectivas e ações a serem tomadas para o fortalecimento de varejistas de pequeno e médio porte.

Fornecedores de mais de 20 categorias de produtos, representantes das maiores indústrias do setor e cerca de 400 lojistas e estiveram presentes no evento, realizado em São Paulo.

Cerca de 400 lojistas se reuniram no Centro de São Paulo na última quarta-feira (07/10), para discutirem sobre as perspectivas e as ações a serem tomadas no 1º Fórum de Negócios “Supermarcas da Construção”. Estiveram também presentes no evento, representantes de 23 indústrias, fornecedores de mais de 20 categorias de produtos, quem compõem o “Comitê de Fornecedores Estratégicos para o Varejo” denominado
SUPERMARCAS DA CONSTRUÇÃO.

Pela primeira vez, industriais e varejistas se reúnem com o propósito de fortalecer o pequeno e médio varejista, responsável por mais de 90% do faturamento do mercado de materiais para construção.

Segundo Ricardo De Angelis, diretor de projetos da Acomac e coordenador do Fórum: “Nos últimos 11 meses falou-se muito a respeito da crise mundial e seus efeitos sobre a produção e a economia dos países, contudo, pouco foi analisado sobre as consequências deste processo nas empresas de micro e pequeno porte.”

Para De Angelis, estamos diante de um cenário no qual não apenas as grandes redes ameaçam o pequeno varejo, mas também redes de outros segmentos como os supermercadistas, dada à sua ampliação de mix de produtos, passando também a atuar como grandes concorrentes.

“Para o consumidor, hoje em dia é muito mais prático aproveitar o tempo de compra no supermercado para comprar uma lâmpada ou chuveiro, do que ter que depois ir até uma loja ou um depósito de materiais para construção atrás desses mesmos itens”, justifica De Angelis.

”O que observamos é que um tsunami está a caminho em nosso setor e precisamos urgentemente alertar os lojistas para que promovam as mudanças necessárias em suas lojas para protegê-las desta tormenta, antes que o processo seja irreversível”, é o que comenta Hiroshi Simuta, presidente do conselho deliberativo da Acomac e sócio da Nicom Materiais para Construção, se referindo ao crescimento previsto para o setor e o despreparo de lojistas e indústrias para atender às necessidades dos consumidores.

PARCERIA E CANAL DIRETO COM AS EMPRESAS

Além de palestras abordando as tendências do mercado e questões como gestão e estratégia, o evento permitiu aos lojistas um canal direto com as 23 marcas que formam o SUPERMARCAS DA CONSTRUÇÃO permitindo o fortalecimento da rede de contatos e a prospecção de novos negócios.

“Chamamos os fornecedores e apresentamos para eles o cenário. Surpreendentemente encontramos em 23 destes fornecedores estratégicos do varejo de material de construção a consciência e o comprometimento necessário para ajudar a promover o processo de profissionalização e a garantia de sustentabilidade e emprego destes varejistas de pequeno e médio porte. Para isso, também criamos o portal www.supermarcasdaconstrucao.com.br, com conteúdo dirigido ao dia-a-dia do lojista, assim como estaremos realizando diversas outras atividades de treinamento e fóruns entre as empresas com o objetivo de promover o intercâmbio de experiências e induzir a profissionalização das lojas”, completa Ricardo de Angelis.

Maiores informações:
www.supermarcasdaconstrução.com.br